Economia
Nestlé Purina inicia construção de unidade em Vargeão e projeta R$ 2,3 bilhões em investimentos
Ao longo das três etapas de implantação, serão investidos ao menos R$ 2,3 bilhões, com previsão de gerar até 2000 postos de trabalho, diretos e indiretos.
O governador Carlos Moisés acompanhou na última quarta-feira(15), o lançamento da pedra fundamental da unidade industrial do grupo Nestlé Purina em Vargeão, realizado na Fazenda Agropecuária Arapari, no Oeste de SC. O ato, realizado no município no Oeste catarinense, também teve a presença do presidente da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, do presidente da Nestlé Purina Brasil, Marcel de Barros, além de gestores do Governo do Estado e lideranças locais.
A unidade industrial será voltada à produção de alimento para cães e gatos. Além de atender o consumo local, o objetivo da multinacional é consolidar o Brasil como plataforma de exportação.
De acordo com os executivos da empresa, a escolha por Santa Catarina se deu em razão das vantagens competitivas como a proximidade dos fornecedores, a força portuária e o apoio recebido pelo Governo do Estado. "Foi uma escolha fácil no fim das contas, considerando a parte logística, a infraestrutura e a mão de obra qualificada e qualificável pelos programas do Governo do Estado. Também foi um fator fundamental o compromisso que o Governo de Santa Catarina tem com a sustentabilidade e a inovação, além da equipe técnica do Governo, que tem sido importante para progredirmos no avanço desse empreendimento", afirmou o vice-presidente de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil, Gustavo Bastos.
Desde que a empresa manifestou interesse na instalação da fábrica em Santa Catarina, o governador determinou às secretarias de Estado da Fazenda (SEF) e do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) que atuassem para ajudar o empreendimento a sair do papel.
O apoio do Estado à instalação da unidade industrial da Nestlé Purina se deu no contexto do Programa para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina (Invest SC), criado para atrair novos investimentos para o território catarinense e auxiliar investidores em potenciais projetos de novos negócios.
A nova fábrica em Vargeão utilizará mão de obra local capacitada por meio de parcerias entre a empresa e o Governo do Estado. Além das etapas de instalação da fábrica, a partir do próximo ano, a previsão é de gerar mil empregos para profissionais terceirizados.
A região será beneficiada economicamente com o aumento da demanda por insumos da agroindústria, tanto por proteína animal quanto no consumo de grãos, insumos utilizados na produção de alimentos para cães e gatos.
Conforme a Nestlé Purina, a planta será construída já considerando política de zero destinação para aterros sanitários, projetos de reuso de água resultantes do tratamento de efluentes industriais, uso crescente de fontes renováveis e energia. Na primeira fase, será instalada uma linha de alimentos úmidos de tecnologia avançada, única e patenteada. O parque industrial terá a estrutura dimensionada para contemplar outras fases de ampliação e instalação de mais linhas de produção de alimentos úmidos, secos e outras tecnologias da indústria.
Para o município de Vargeão, com população estimada em 3.569 pessoas, o empreendimento representa uma transformação única na história.
O município também está inserido no programa Gente Catarina, criado pelo Governo do Estado para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano. As ações específicas no município têm previsão de início em 2022.