Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Neve cai pela primeira vez da história no Brasil em novembro

O registro de neve ocorreu em Urubici, município da Serra Catarinense.

Via Canal Rural
por  Via Canal Rural
02/11/2022 22:34 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A previsão do tempo que indicava a possibilidade de nevar no Brasil em pleno mês de novembro se confirmou. Na manhã desta terça-feira, 1, registro de neve ocorreu em Urubici, município da Serra Catarinense.

Vídeo que mostra a neve caindo sobre o Morro da Igreja, um dos pontos turísticos da região serrana de Santa Catarina, foi originalmente divulgado no Instagram pela jornalista Cláudia Vera Pletsch. “Inacreditável!”, afirmou ao compartilhar o material na rede social.

“É a Serra Catarinense. E ela sempre surpreende. Olha só: acabei de pegar neve e chuva congelada”, postou a Cláudia, que trabalha como repórter na SCC, afiliada do SBT no estado sulista. Consequentemente, o vídeo foi compartilhado por internautas.

Cláudia não foi, contudo, a primeira a falar sobre chuva congelada em novembro em Santa Catarina. Mais cedo, o jornalista Mycchel Legnaghi havia registrado que o fenômeno ocorreu nesta terça em São Joaquim, também na Serra Catarinense.

Além da neve, Urubici encara o frio extremo. Nesta terça-feira, 1, a mínima é de 1º grau Celsius, destaca a página especial de Tempo do site do Canal Rural. Para os próximos quatro dias, as temperaturas seguirão baixas, conforme indica a previsão do tempo, com as seguintes mínimas e máximas:

  • Quarta-feira: 0°C e 13°C.
  • Quinta-feira: 1°C e 16°C.
  • Sexta-feira: 2°C e 17°C.
  • Sábado: 4°C e 18°C.

Neve mais tardia da história do Brasil

Desde a semana passada, com base em informações da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Canal Rural alertava para a possibilidade de nevar em novembro. Até então, isso nunca tinha ocorrido na história do Brasil. No último dia 25 foi informado, por exemplo, que o frio intenso e atípico para esta época do ano poderia provocar neve e geada.

“O mais tardio [de neve no Brasil] era de 3 de outubro de 1999” — Nadiara Pereira

“É o registro mais tardio de neve que temos”, afirma a meteorologista Nadiara Pereira, da Climatempo. “Lembrando que o mais tardio [de neve no Brasil] era de 3 de outubro de 1999”, destacou a especialista em meteorologia.

A neve na Serra Catarinense ocorre a menos de dois meses do início do verão no hemisfério sul, em 21 de dezembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE