Nível das barragens segue em queda e AGER intensifica alerta por economia de água em Erechim

Estiagem reduz volume armazenado, autarquia cobra reparo de vazamentos e pede mobilização da população para evitar risco no abastecimento.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em há 7 horas

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) reforçou o alerta para que a população reduza o consumo de água e evite desperdícios, diante da queda contínua no nível das barragens que abastecem o município. O cenário é agravado pela estiagem registrada nas últimas semanas.

Na manhã de sexta-feira (6), equipes da AGER realizaram vistoria técnica na barragem principal do Km 7 e também nas barragens do Rio Campo e do Rio Cravo. Conforme o levantamento, o nível da barragem principal está em 7,82 metros, ou seja, 1,48 metro abaixo do vertedouro.

Foto: Divulgação/Comunicação PME

Segundo a autarquia, a redução do nível vem sendo registrada de forma constante desde o início de janeiro de 2026, o que exige atenção imediata e mobilização coletiva para preservar o abastecimento. Com menor volume armazenado, evitar desperdícios torna-se fundamental para manter o equilíbrio do sistema e garantir o fornecimento nas próximas semanas.

O diretor-presidente interino da AGER, Edgar Radeski, destacou a importância da colaboração da comunidade. Conforme ele, o acompanhamento é permanente e, diante da queda no nível da barragem, atitudes conscientes fazem diferença para garantir que a água continue chegando às residências.

A AGER também informou que segue notificando a Aegea/Corsan sobre o grande número de vazamentos nas ruas e a demora nos reparos. Os casos são formalizados em processos administrativos, com comunicação ao Ministério Público e aplicação das penalidades previstas em lei.

Mesmo com o monitoramento técnico e as medidas operacionais em andamento, a participação da população é considerada decisiva para enfrentar o período de estiagem com segurança hídrica.

Foto: Divulgação/Comunicação PME

A orientação é utilizar água apenas quando necessário e adotar hábitos de economia enquanto persistirem as condições de escassez, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar louça, reduzir o tempo de banho, consertar vazamentos, reutilizar água para limpeza externa e evitar lavar calçadas e veículos com mangueira.

A AGER reforça que a água é um recurso essencial e finito e que o uso consciente é fundamental para garantir o abastecimento de toda a população de Erechim.