Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Campinas do Sul
Cidade

Noite do Filó de Campinas do Sul relembra costumes italianos

Diferente dos outros anos, esta edição começou em frente a Igreja da Matriz

Prefeitura de Campinas do Sul
por  Prefeitura de Campinas do Sul
08/05/2023 17:01 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais de 200 pessoas participaram da Noite do Filó em Campinas do Sul. O evento, organizado pelo Governo Municipal e Núcleo Cultural Lany Sangalli Gugel, aconteceu na sexta-feira, 5, na Sociedade Veteranos Aliados e relembrou os costumes do povo italiano.

Diferente dos outros anos, esta edição começou em frente a Igreja da Matriz. O Coral Santa Luzia conduziu as pessoas numa caminhada até o local da programação com muita música italiana. O Grupo Avanti foi outra atração da noite. Com danças típicas do país europeu, alegrou o público e engrandeceu a programação.

Para o prefeito Paulo Sérgio Battisti, manter viva a cultura é dar continuidade a história. 

"Em época de Facebook, WhatsApp e demais redes sociais, precisamos de mais calor humano, de mais conversa olho no olho como faziam os nossos ancestrais. O Filó tem esse objetivo que é o de resgatar esse belo costume para entrelaçar os laços de amizade de nossa comunidade", sublinhou.

O Filó baseava-se num encontro de confraternização, que após a reza do terço, os homens se reuniam num ambiente para jogar, beber vinho, tratar dos negócios, confeccionar instrumentos de trabalho e contar causos.

As mulheres, em outro espaço, falavam sobre a família, fiavam linho e lã de ovelha, (para vestes) faziam a Dressa (trança de palha) para fazer chapéus, cestas de palha (sporta) e bordados,

Nestes encontros comiam pinhão, batata doce, amendoim, pipoca, fregolá e o bom vinho. E foi nesse sentido que o Filó campinense foi realizado: relembrando o passado para manter a tradição no presente e construir o futuro, sem perder a essência do povo.

Foto: Prefeitura de Campinas do Sul
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE