Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Nota conjunta de entidades critica despacho do MEC sobre vacina nas universidades

Instituições ligadas a desenvolvimento em pesquisa e ao ensino superior federal dizem que o texto é inconstitucional

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
30/12/2021 22:05 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Entidades ligadas às universidades e institutos federais e a pesquisas científicas divulgaram, nesta quinta-feira, uma nota conjunta criticando o despacho assinado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. O texto, publicado na manhã desta quinta, proíbe as instituições federais de ensino de cobrar a vacina contra a Covid-19 como pré-requisito para o retorno às atividades presenciais em 2022.

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

As instituições signatárias da nota dizem que o despacho do Ministério da Educação (MEC) é inconstitucional por ferir a autonomia das instituições de ensino superior. As entidades também dizem que o mérito – ou seja, o conteúdo – do despacho também é errado por impossibilitar o direito à vida.

“Consideramos que o despacho do Sr. Ministro da Educação, nesta data, além de desrespeitar a autonomia constitucional das instituições de ensino superior, está errado no mérito, por impossibilitar – verbo que emprega o ato ministerial – a adoção de medidas indispensáveis para garantir o direito, também constitucional, à vida”, cita o texto.

Segundo o MEC, compete às instituições a implementação de medidas sanitárias não farmacológicas, e não cobrar o passaporte vacinal. O argumento de Ribeiro é que a exigência da imunização só pode ser determinada por lei.

“No caso das universidades e dos institutos federais (…), a exigência só pode ser estabelecida mediante lei federal, tendo em vista se tratar de questão atinente ao funcionamento e à organização administrativa de tais instituições, de competência legislativa da União”, encerra o despacho.

Instituições como a Academia Nacional de Medicina (ANM), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e a UNE (União Nacional dos Estudantes) assinaram a nota.

Leia a íntegra da nota:

“As associações signatárias reafirmam a autonomia das instituições de ensino superior, especialmente as federais, para protegerem as respectivas comunidades da pandemia que já custou mais de 600 mil vidas ao Brasil, assim tomando – sempre que a seu ver for necessário – as medidas recomendadas pelos cientistas, a saber: distanciamento físico, porte de máscara, higienização constante das pessoas e dos espaços e, finalmente, a exigência de comprovante de vacinação completa.

A Constituição garante às universidades autonomia e, perante a ameaça que volta a recrudescer, com a nova variante da covid se espalhando rapidamente pelo mundo, esta autonomia necessariamente inclui o direito de adotar os cuidados exigidos pela preservação do bem maior que é a vida.

Portanto, consideramos que o despacho do Sr. Ministro da Educação, nesta data, além de desrespeitar a autonomia constitucional das instituições de ensino superior, está errado no mérito, por impossibilitar – verbo que emprega o ato ministerial – a adoção de medidas indispensáveis para garantir o direito, também constitucional, à vida.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE