Nota do Bispo de Erechim a respeito da eleição do novo Papa
Com imensa alegria e esperança, a Diocese de Erexim une-se a toda a Igreja Católica peregrina pelo mundo para acolher com fé e entusiasmo o anúncio da eleição do sucessor de Pedro. Elevamos nosso coração em ação de graças a Deus, que continua a conduzir seu povo por meio do ministério petrino, sinal de unidade, firmeza na fé e serviço à caridade.
O Papa Leão XIV, natural de Chicago, nos Estados Unidos, nasceu em 14 de setembro de 1955. Atualmente com 69 anos, traz vasta trajetória eclesial e pastoral. Pertencente à Ordem de Santo Agostinho, foi ordenado presbítero em Roma em 1982. É Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino; atuou por mais de uma década como missão no Peru, onde foi pároco, professor e formador de novos religiosos. Em 2014, foi nomeado Bispo de Chiclayo, no Peru, e mais tarde, em 2020, foi Administrador Apostólico em Callao. Sua atuação pastoral no país latino-americano foi marcada pelo compromisso com a educação, a cultura e os mais necessários, inclusive como membro da liderança da Cáritas Peru. Em 2023, foi nomeado pelo Papa Francisco Prefeito do Dicastério para os Bispos. Foi criado cardeal no Consistório de 30 de setembro de 2024, recebendo a Diaconia de Santa Mônica; e em fevereiro de 2025, passou à ordem dos cardeais-bispos, com a sé suburbana de Albano. Papa Leão XIV traz a marca da experiência missionária, da formação acadêmica sólida e do compromisso com a justiça eclesial.

Sua eleição neste tempo jubilar ressoa como sinal de renovação e continuidade na missão da Igreja. Com sua experiência e testemunho, ele será para nós um pai na fé, um guia no discernimento e um estímulo constante à vivência autêntica do Evangelho.
Acolhemos com afeto filial o novo Pontífice, colocando-nos em comunhão com ele e reafirmando nossa adesão ao seu magistério e missão de confirmar os irmãos na fé. Que o Espírito Santo o fortaleça nesta missão sublime e exigente, e que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, o acompanhe com sua intercessão materna.
Convido todo o povo de Deus presente em nossa Diocese a rezar intensamente pelo novo Papa, para que, com sabedoria, humildade e coragem, conduza a Igreja pelos caminhos do Evangelho, da paz e da esperança, especialmente neste tempo marcado pelo Ano Jubilar e pelos desafios do mundo contemporâneo.