Cidade

Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir do dia 11

Em Erechim o documento voltou a ser emitido na sexta-feira, depois que o IGP ficou uma semana sem internet, por causa da queda de um poste de madeira em frente ao prédio que abriga o órgão, no centro da cidade.

Por Redação Publicado em 07/01/2024 13:55 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O prazo para que todos os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina na próxima quinta-feira (11). O novo documento não tem mais o número do RG (Registro Geral), apenas o do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.

A carteira, que utiliza o número do CPF como RG, está disponível gratuitamente, somente para 1a via. “Apenas quem nunca emitiu um RG, como no caso das crianças ou de adultos que fizeram o documento em outro Estado, estão aptos a solicitar o novo modelo de documento.

Em Erechim para esses casos, é solicitado pelos atendentes do IGP, em forma de contribuição, R$ 30,00. A doação desse valor vai direto para a conta do Consepro - Conselho Municipal Pró-Segurança Pública, que paga parte dos funcionários, despesas com material, etc. O valor é uma "contribuição", logo não é obrigatório. 

Até agora, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, 18 estados já estão emitindo o documento. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Maranhão, Sergipe e São Paulo.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados