Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir do dia 11

Em Erechim o documento voltou a ser emitido na sexta-feira, depois que o IGP ficou uma semana sem internet, por causa da queda de um poste de madeira em frente ao prédio que abriga o órgão, no centro da cidade.

Redação
por  Redação
07/01/2024 13:55 – atualizado há 17 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prazo para que todos os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina na próxima quinta-feira (11). O novo documento não tem mais o número do RG (Registro Geral), apenas o do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.

A carteira, que utiliza o número do CPF como RG, está disponível gratuitamente, somente para 1a via. “Apenas quem nunca emitiu um RG, como no caso das crianças ou de adultos que fizeram o documento em outro Estado, estão aptos a solicitar o novo modelo de documento.

Em Erechim para esses casos, é solicitado pelos atendentes do IGP, em forma de contribuição, R$ 30,00. A doação desse valor vai direto para a conta do Consepro - Conselho Municipal Pró-Segurança Pública, que paga parte dos funcionários, despesas com material, etc. O valor é uma "contribuição", logo não é obrigatório. 

Até agora, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, 18 estados já estão emitindo o documento. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Maranhão, Sergipe e São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE