FRINAPE 2024
Frinape 2024 traz novas parcerias e oportunidades de investimentos em Erechim
Com a presença do governador em exercício Gabriel Souza, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, a 18ª edição da maior mostra empresarial da Região do Alto Uruguai.
A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), no Polo de Cultura, reunindo uma ampla lista de autoridades e representantes de diversos setores. Entre os presentes estavam o governador em exercício, Gabriel Souza, e os secretários Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural), Beto Fantinel (Desenvolvimento Social) e Gilmar Sossela (Trabalho e Desenvolvimento Profissional). Também marcaram presença o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o presidente da Câmara de Vereadores, Jurandir Pezzenatto, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, e a patrona da feira, professora doutora Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa. O evento contou ainda com a Corte da Frinape, prefeitos da região, vereadores, empresários, autoridades civis e militares, além da imprensa e do público em geral.
Durante a abertura, a rainha Gabriéle Banaseski Erthal destacou a trajetória de Erechim, desde sua fundação como colônia até sua emancipação, ressaltando o desenvolvimento da cidade. “A Frinape é o atestado do progresso da nossa Erechim, como a maior feira multissetorial do Alto Uruguai Gaúcho”, afirmou a rainha, simbolizando o orgulho e o espírito de prosperidade da região.ACCIE
O presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, agradeceu a parceria incondicional do Poder Público com a ACCIE e a Frinape. "Em cinco dias já estimamos que passaram por aqui 130 mil pessoas. Vamos quebrar todos os recordes, de expositores já quebramos, com mais de 650. O sucesso que estamos vendo e vivendo hoje aqui na Frinape não é exceção, mas apenas uma parte do ecossistema pensado e implantado já há bastante tempo. Erechim se destaca em muitos setores e arrisco a dizer que é a cidade mais citada nos meios de comunicação do Estado de forma positiva.
Isso é o somatório de esforços de empresários competentes, e a comunhão entre o Poder Público e a iniciativa privada, do apoio das entidades, universidades, e do governo estadual que voltou a enxergar o Norte do Estado gaúcho. Hoje, governador, agradeço tudo que seu governo tem feito por nossa região", disse Darlan.
Patrona da feira
A patrona da feira, a professora doutora, Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa, antes de falar, recebeu uma homenagem do prefeito, Paulo Polis e do presidente da ACCIE. "Este momento simboliza a celebração das nossas raízes, da força do nosso povo e da grandeza que nasce do trabalho coletivo. Feira é símbolo da união e da capacidade de transformar. A vida nunca é curta para quem sabe sonhar", comenta a patrona.
O prefeito, Paulo Polis, disse que a capacidade, muito grande, que Erechim tem de construir coletivamente levou 106 anos para se formar, e que a Frinape só é possível de se realizar porque tem muitas pessoas trabalhando na sua construção. "Obrigado a todos", disse. "Um governo precisa olhar para o desenvolvimento econômico, mas nunca pode esquecer da parte social, e isso nós temos feito em Erechim. A nossa feira multissetorial, ao longo dos anos, se consolidou como um marco de desenvolvimento e celebração das conquistas do nosso povo.
A Frinape representa muito mais que uma feira, é um símbolo da nossa perseverança, do trabalho árduo e de visão de futuro. A feira cresceu e evoluiu com Erechim, acompanhando e impulsionando as transformações que fizeram a nossa cidade se transformar o que é hoje, um polo de desenvolvimento e inovação no Alto Uruguai, no norte gaúcho.
Erechim desde os primeiros passos foi moldada pela coragem, ousadia, pelo espírito empreendedor dos seus cidadãos. Passamos por momentos extremamente desafiadores, mas sempre nos mantivemos juntos e resilientes. Nossa cidade vive um momento ímpar, com cenário de crescimento, com geração de emprego, renda que faz Erechim uma das melhores cidades do país para se investir, viver e ser feliz", observa o prefeito, Polis.
"O incentivo ao empreendedorismo se faz presente em todos os setores. Erechim tem mais de 20 mil CNPJs ativos. Além disso, a prefeitura aprovou mais de 5 mil projetos na área da construção civil, nos últimos 46 meses, uma média superior a 100 por mês – entre casas, prédios e pavilhões, que impulsionam o comércio, o setor de serviços e a própria indústria. Nos últimos 45 meses, Erechim gerou 5.733 empregos com carteira assinada e ainda temos, hoje, quase 2 mil vagas abertas", comenta Polis.
Segundo Polis, a Frinape representa, em todos os sentidos, o espírito de união que caracteriza Erechim. "Contando com mais de 600 expositores, ela é o encontro do campo com a cidade, da tradição com a modernidade, e de diferentes setores que, juntos, formam o tecido que sustenta a nossa economia. Que esta edição da Frinape fortaleça nossas parcerias, gere novas oportunidades e inspire cada vez mais empreendedores a investirem em nossa cidade. Que todos saiam daqui com o coração cheio de orgulho e a certeza de que estamos construindo um futuro grandioso para Erechim e para cada um dos que chamam essa terra de lar. Essa é a Feira de todos, é a nossa Feira, ela é feita por todos e é para todos. Obrigado", ressalta o prefeito Polis.
Governador
O governador em exercício, Gabriel Souza, disse que Erechim é uma cidade pujante que gera muitos empregos. "A Frinape é a demonstração da potência, da força, do trabalho do povo local e regional. E para que a Frinape seja forte é preciso que a economia seja forte, é preciso que haja geração de emprego e renda, e que os empreendedores e trabalhadores encontrem um ambiente favorável aos seus negócios. Nosso governo é voltado para cuidar das pessoas que mais precisam, mas um governo que propicia liberdade econômica, porque acredita que é desta liberdade econômica que nós geraremos desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para todos gaúchas e gaúchos", Gabriel Souza.