Cidade

Novo distrito industrial movimenta empresas e a economia de Erechim

Construção de pavilhões, terraplanagens, prestação de serviços transformaram o cenário do novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no bairro Industrial Davide Zorzi

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 11/04/2024 14:58 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Entregar valor para a comunidade significa gerar bem-estar e qualidade de vida à população. E foi isso que a Prefeitura de Erechim fez, nestes três anos, com os investimentos em áreas essenciais, como saúde pública, educação, segurança, cultura, lazer, inovação, preservação ambiental e infraestrutura, áreas estratégicas e indutoras do desenvolvimento socioeconômico do município. Entre estes investimentos está o novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no bairro Industrial Davide Zorzi, que já tem 12 empresas se instalando e movimentando a economia local.

Ampliação

Paulo César de Oliveira está construindo um pavilhão de 2 mil metros quadrados no novo distrito, para ampliar as instalações do seu negócio. A nova sede será dividida por setores, administrativo, ferramental, com cabines de pintura, entre outros. “Nesta fase, tem sete empresas trabalhando na obra, que está 80% concluída. Tinha necessidade de expandir o negócio, a empresa cresceu e estávamos dentro da cidade, e isso limita muito o nosso trabalho”, observa Paulo.

Ele está satisfeito com o novo distrito e a futura sede da empresa. “O local aqui é magnífico, eu trago clientes de outras partes do Brasil, que me visitam, para conhecer esta estrutura, e todos eles fazem a mesma pergunta: por que lá o meu município não faz um investimento deste?”, comenta Paulo.

“A infraestrutura daqui é de primeiro mundo, ruas amplas, e quem está construindo, neste novo distrito é por mérito próprio, porque a empresa tem condições de investir. E quem não investir dentro de um ano vai ter que devolver o terreno. Isto aqui vai crescer, expandir e criar empregos. Quando entrar em funcionamento vamos ampliar de 20 para 30 funcionários”, ressalta o empresário.

Esquadrias

Conforme Gilmar Mendes dos Santos, da Mendes Esquadrias, que trabalha há 14 anos neste ramo, uma obra como o distrito industrial gera muita oferta de trabalho, ajuda muito quem presta serviços.

“Estamos fazendo o cercamento do pavilhão e temos que nos programar, porque nós não vencemos o serviço que tem. Esta parte das esquadrias tem muito serviço. No momento, eu trabalho com meu filho, poderia contratar mais gente, mas tá difícil de achar profissional”, afirma Gilmar.

Pré-Moldado

O empresário, Luiz Carlos da Silva, da LBN Pré-Moldado, afirma que tem dois pavilhões contratados para construir no local.

“Fomos os primeiros a edificar, a colocar o primeiro pilar neste novo distrito industrial. Vamos fazer mais uma obra, um pavilhão de 2,5 mil metros quadrados”, observa Luiz.

Ele ressalta que o novo distrito tem uma importância muito grande, movimenta a economia do município.

“Porque o dinheiro fica aqui na nossa cidade. E, na parte social, podemos desenvolver oportunidades para as pessoas trabalharem neste novo distrito industrial. Ele é uma alavanca para Erechim. Dá gosto de ver aquela movimentação de máquinas trabalhando para quem passar pelo distrito na BR 153. Quem passa por Erechim vai ver prosperidade e o quanto nosso município está em desenvolvimento, ascensão, crescimento”, destaca o empresário Luiz.

Investimentos

O secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Fabrício Oliveira, comenta que o novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no bairro Industrial Davide Zorzi, é resultado da Parceria Público-Privada (PPP) e recebeu mais de R$ 25 milhões de investimentos públicos em infraestrutura.

“A projeção é que esta PPP vai receber em torno de R$ 170 milhões de investimentos da iniciativa privada e gerar cerca de 1500 novos postos de trabalho, quando estiver com todas as empresas instaladas e operando”, observa o secretário.
“As políticas públicas implantadas pela prefeitura, ao longo de três anos, facilitaram o acesso aos serviços públicos, que estão mais ágeis e eficientes. São investimentos em saúde, nas UBSs e no Santa; em educação, quatro novas escolas e capacitação profissional; segurança pública; infraestrutura, novo distrito e projetando o Loteamento Industrial; novas redes de saneamento, iluminação em LED, asfaltamentos, praças, parques; cultura e lazer; todos estas entregas são pilares fundamentais e estão contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. E, principalmente, transformando Erechim em uma cidade boa para viver, trabalhar, e investir”, destaca o prefeito Polis.


Conteúdo relacionado

Termos relacionados