Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Novo presidente da Assembleia prega diálogo sobre polêmicas

Deputado Ernani Polo (PP) projetou acompanhar, na Assembleia, temas como reforma tributária, incentivos fiscais e corte de privilégios.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
03/02/2020 13:25 – atualizado há 4 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O deputado estadual Ernani Polo (PP) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O parlamentar substituiu Luís Augusto Lara (PTB), que ocupou o cargo por um ano. Em seu discurso de posse, o progressista destacou que o foco de sua gestão será contribuir para que o Estado retome sua competitividade na economia. Sobre temas que serão sensíveis em 2020, Polo reforçou a importância do diálogo para superar os entraves.

Questão fiscal

Na semana passada, ao comentar a aprovação do pacote de reforma estrutural nas carreiras públicas, o governador Eduardo Leite afirmou que a próxima medida de grande impacto do Executivo será a revisão tributária. Para Ernani Polo, o tema vai ao encontro de sua pauta na Assembleia. “Ela impacta no que estamos propondo no debate, que é a competitividade, é fundamental que o parlamento participe”, afirmou.

O novo presidente da Assembleia também falou dos incentivos fiscais. Ernani Polo disse que o tema é um dos pilares que precisa ser analisado pela legislatura. “O que, normalmente, acontece aqui no Rio Grande do Sul é uma equalização tributária. Que é, muitas vezes, necessário para você manter uma empresa aqui”, observou.

Revisão de privilégios

Na antessala do Plenário 20 de Setembro, deputados avaliaram o ano legislativo que terminou na última semana. Muitos parlamentares disseram que, até agora, só o funcionalismo público pagou pela crise do Estado. Sobre a cobrança de que a conta atinja os setores mais altos das carreiras públicas, Ernani Polo pediu uma convivência harmoniosa entre os poderes. “Nós vivemos dentro do mesmo Estado”, pontuou. “Os poderes estão a serviço da sociedade e não o contrário. Eu acredito que, no diálogo e na conscientização, nós podemos avançar. Que cada um faça a sua parte, que cada um compartilhe um pouco desse peso”, completou Polo.

Além de Ernani Polo, assumiram novos membros da Mesa Diretora da Assembleia. A vice-presidência será de Zé Nunes (PT) e Franciane Bayer (PSB). Os secretários que tomaram posse são Gabriel Souza (MDB), que assume a Assembleia em 2020; Dirceu Franciscon (PTB); Zilá Breitenbach (PSDB); e Luiz Marenco (PDT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE