GÁS PARA TODOS

Novo programa Gás para Todos será lançado em agosto e promete ampliar acesso ao botijão

O objetivo é ampliar o acesso ao gás de cozinha para a população vulnerável, promovendo dignidade e segurança energética nos lares brasileiros.

Por Redação AU/AGÊNCIA BRASIL Publicado em 24/07/2025 21:00 - Atualizado em 24/07/2025 22:02

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou para o dia 5 de agosto o lançamento do novo programa federal de auxílio à compra de gás de cozinha, que substituirá o atual vale-gás. A nova iniciativa, batizada de “Gás para Todos”, tem como meta beneficiar até 17 milhões de famílias de baixa renda até dezembro de 2027, promovendo maior eficiência e abrangência na distribuição do benefício.

Pelo novo formato, a Caixa Econômica Federal, que já opera o atual programa, será responsável por liquidar diretamente os pagamentos com os revendedores de gás. A medida busca eliminar intermediários e, assim, evitar o aumento de custos no sistema. Além disso, as distribuidoras se comprometem, por meio de uma Medida Provisória (MP) a ser publicada, a garantir a oferta do programa em todos os municípios, inclusive por meio de pontos de venda independentes.

O "Gás para Todos" estabelecerá metas conforme o tamanho da família: até seis botijões de gás por ano para núcleos familiares com três ou mais pessoas e até quatro botijões para famílias de duas pessoas. O objetivo é ampliar o acesso ao gás de cozinha para a população vulnerável, promovendo dignidade e segurança energética nos lares brasileiros.

Atualmente, o benefício do vale-gás é pago como adicional ao Bolsa Família, contemplando famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Com o novo modelo, o governo federal espera tornar a política pública mais eficaz, acessível e presente nos mais de 5 mil municípios do país.

Termos relacionados