Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Novo protocola PL que ajusta legislação vigente e autoriza consumo de bebidas alcoólicas em estádios do RS

Proposta é de que o limite de graduação alcoólica seja de 14% e que se permita apenas a venda em pontos fixos, sem ambulantes entre as torcidas.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
07/12/2021 15:58 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Partido Novo realizou, nesta terça-feira, um ato de protocolo, na Assembleia Legislativa, do projeto de Lei que regulamenta a venda de bebida nos estádios no Rio Grande do Sul. A proposta é de que seja feito um ajuste da legislação vigente no Rio Grande do Sul, autorizando novamente o consumo dentro desses locais, com novas regras a partir da aprovação.

O movimento é liderado pelos deputados Giuseppe Riesgo e Fábio Ostermann, que retomaram o debate em outubro. A proposta é de que o limite de graduação alcoólica seja de 14% e que se permita apenas a venda em pontos fixos, sem ambulantes entre a torcida. Os deputados também propõem a venda apenas em estádios maiores, que comportem mais de 20 mil pessoas e que possam operar com sistema de câmeras, além do reforço na segurança privada.

Segundo a bancada do Novo, a proibição dificulta o processo de revista no acesso do estádio e proporciona acúmulo de torcedores no entorno dos estádios e consumo excessivo antes da entrada. O partido também critica a presença de “ambulantes desordenados”, fiscalização menos efetiva e estímulo ao ingresso irregular de bebidas, justamente em função da lei que veda essa prática.

“Fora do estádio é muito mais propício de o cidadão cometer ilicitudes e ilegalidades. Dentro do estádio é um ambiente controlado, com luminosidade, com câmeras, com dificuldade de fazer aglomerações e é muito mais seguro para o cidadão. Se a venda é autorizada, provavelmente, o cidadão entra antes no estádio, como se fazia antigamente”, disse Riesgo.

Entre outros argumentos apresentados, o de que 60% dos times brasileiros são de estados onde a venda de bebida nas arenas é autorizada. Riesgo citou ainda como exemplo a venda de bebidas alcoólicas na Inglaterra, que fazem uso de regras claras e punem com rigor torcedores e times infratores.

O projeto passa, agora, por tramitação comum na Assembleia Legislativa. Primeiro, vai ser encaminhado á comissão de Constituição de Justiça, que deve designar um relator para avaliar a constitucionalidade do projeto. Se aprovado, o PL também vai ser avaliado no mérito, por uma comissão de esporte, educação e desporto, para que seja enviado ao plenário da Assembleia.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal autorizou jurisprudência de constitucionalidade para que estados como Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo permitam o consumo durante os jogos de futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE