Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Novos caças da FAB já estão a caminho de SC

Mais duas aeronaves saíram do porto na Suécia em direção a Navegantes, no Litoral Norte.

NDMais
por  NDMais
14/03/2022 20:40 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais dois caças Gripen da FAB (Força Aérea Brasileira) já estão a caminho de Santa Catarina. Eles devem chegar ao Brasil por Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, de navio, e devem ser levados ao Aeroporto de Navegantes, onde farão o primeiro voo.

Os caças vêm de navio da Suécia, onde são fabricados pela Saab. Eles saíram do porto de Norrköping na última semana, onde foram embarcados no navio cargueiro Marsgracht.

As duas novas aeronaves fazem parte de um pacote de caças adquiridos pela FAB e que devem chegar ao Brasil nos próximos meses. Ao todo, foram adquiridas 36. As aeronaves devem fazer o mesmo trajeto da primeira, que chegou ao Brasil em 2020, saindo da Suécia e fazendo o trajeto até Navegantes por mar, para então ir para São Paulo por ar.

O primeiro dos 36 caças Gripen de fabricação da sueca Saab chegou ao Brasil em setembro de 2020, no porto de Navegantes. Ele veio por mar e fez o primeiro voo de Santa Catarina para Gavião Peixoto (SP).

Os novos exemplares devem ser do modelo E-39, diferente do primeiro, batizado de F-39 pela FAB. A aeronave realizou diversos ensaios de voo do equipamento. O caça já foi incorporado à frota da Força Aérea.

O contrato, no valor de mais de R$ 23,7 bilhões, prevê, além da produção de 36 aeronaves até 2024, um programa de transferência de tecnologia à indústria aeroespacial brasileira para o desenvolvimento do Gripen no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE