EDUCAÇÃO
Novos diretores de escolas da Rede Estadual gaúcha tomam posse
O Auditório Araújo Vianna, famoso na capital gaúcha por ser o cenário de grandes atrações musicais, recebeu um público diferente nesta quinta-feira (16/1), com os olhares da plateia voltados para celebrar um marco na história da educação gaúcha: a posse dos novos diretores de escolas da Rede Estadual. A cerimônia simbolizou a conclusão de um inovador processo de seleção, pois os gestores eleitos passaram, pela primeira vez, por etapas de avaliação e capacitação para assumir o cargo.
Com a participação de 2,3 mil diretores eleitos, o ato reforçou o compromisso com a excelência na liderança escolar. “Esse evento simboliza a união entre governo, gestores escolares e comunidades, reafirmando um pacto coletivo pela educação de qualidade no Rio Grande do Sul. Seguiremos atuando para valorizar cada vez mais os gestores como protagonistas de uma política educacional transformadora, que prepare nossa juventude para os desafios do futuro", afirmou o governador Eduardo Leite.
Ao lado da secretária da Educação, Raquel Teixeira, o governador apresentou as metas da educação para os próximos anos. Em seguida, realizaram um ato simbólico de posse dos 2,3 mil novos diretores, representados por um profissional eleito de cada uma das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Antes da solenidade, ao longo de toda manhã, os diretores também participaram de uma jornada formativa sobre diversos temas do universo educativo.
Raquel Teixeira enfatizou a relevância de comemorar a posse das novas lideranças escolares, ressaltando o potencial da educação e as expectativas para a gestão que se inicia. “A escola, historicamente, é o espaço onde se transformam vidas. Nosso sonho é que cada jovem possa voar alto, fazendo escolhas qualificadas ao longo da vida, e isso passa pela aprendizagem que a escola proporciona. Precisamos de conhecimento para construir uma escola que nos orgulhe e atenda às demandas do século XXI.”
Modelo de seleção inovador
Implementado entre outubro e dezembro de 2024, o novo modelo seletivo foi composto por cinco etapas: curso gratuito de 60 horas, prova de conhecimentos, formalização da candidatura, eleição direta nas escolas (por aplicativo) e homologação das chapas vencedoras. Mais de 9 mil candidatos participaram do processo, estabelecido pela Lei de Gestão Democrática das Escolas (nº 16.088/2024). Os eleitos assumem mandatos de três anos, com possibilidade de reeleição condicionada a novos critérios e qualificações.