Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mesmo de forma virtual, encontro proporcionou uma análise profunda sobre a saúde do idoso/ Divulgação
Educação

Nutrição da URI analisa a longevidade na saúde do idoso

O objetivo foi analisar, de uma forma interdisciplinar, com os acadêmicos dos respectivos cursos, a assistência ao idoso.

Assessoria/URI-Erechim
por  Assessoria/URI-Erechim
07/06/2021 16:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Nutrição da URI promoveu uma atividade remota para discutir a longevidade na saúde do idoso. O encontro aconteceu na quinta-feira, 27 de maio, dentro da disciplina de Nutrição na Terceira Idade, ministrada pela professora Vivian P. S. Zanardo. A iniciativa contou com a participação de professores da área da Saúde do Câmpus, Adriane Carla Vanni, do Curso de Educação Física; Luana Ferrão, do Curso de Enfermagem; Márcia Bairros de Castro, do Curso de Fisioterapia; Marcelo Ekman Ribas, do Curso de Odontologia; além da própria professora Vivian Zanardo, também coordenadora do Curso de Nutrição. O objetivo foi o de analisar, de uma forma interdisciplinar, com os acadêmicos dos respectivos cursos, a assistência ao idoso.

Segundo dados do IBGE, houve um aumento da população idosa, sendo necessário desenvolver habilidades e competências durante a graduação para a formação de profissionais humanos, pautados em valores éticos, frente a este desafio permanente. Por isso, a importância da troca de saberes na gerontologia fundamental, com diversos benefícios ao idoso, relacionados ao processo do cuidado nutricional (avaliação, planejamento, educação alimentar e nutricional), a preservação e reabilitação da função física, atenção à mobilidade e auto suficiência, prescrição cuidadosa e adequada do exercício físico, sistematização no cuidado da enfermagem, adequada saúde bucal, tendo em vista a prevenção, manutenção, reabilitação e qualidade de vida.

Os professores salientaram ainda que os cuidados com a saúde devem iniciar ainda na fase de gestação e mantidos durante todo o ciclo de vida, na busca de uma longevidade saudável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE