CLIMA NO RS
O que esperar do clima na segunda metade de setembro?
Veja o que esperar do clima na segunda metade de setembro depois de uma primeira quinzena de calor excessivo, ar seco, muito fogo e fumaça.
Como será o clima na segunda quinzena de setembro? Parecido com o que já se viu. Choveu muito pouco durante a primeira metade do mês no Brasil, o que contribuiu para os dias de baixíssima umidade e um grande número de focos de queimadas. Em grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste, assim como em muitas áreas do Sul da Amazônia, não caiu uma gota de chuva.
Mesmo mais ao Sul do Brasil, onde em setembro não há temporada seca e a chuva tende a ser volumosa nesta época do ano, choveu pouco.
Onde mais deve chover nesta segunda quinzena de setembro no Centro-Sul do Brasil será na Região Sul, mas sem os extremos observados durante o El Niño do ano passado. Os dados não mostram um padrão bem definido de precipitação regional com chuva acima ou abaixo da média numa área extensa. A tendência é de grande variabilidade de volumes com pontos abaixo e acima da média na chuva na segunda metade do mês no Sul.
Santa Catarina e o Paraná, em especial, podem ter um incremento na chuva durante a segunda metade de setembro. Há um sinal claro de que a chuva pode ser mais volumosa em áreas dos dois estados nos próximos dez dias. No Rio Grande do Sul, por sua vez, haverá grande variabilidade local de volumes no período.
O Rio Grande do Sul seguirá com temperaturas perto ou pouco acima da média na maioria das localidades com marcas mais acima na Metade Norte e dias mais amenos e agradáveis da Metade Sul. Não há expectativa de qualquer período prolongado seja de forte calor ou de muito frio.
Leia a matéria completa em: https://metsul.com/como-sera-o... .