Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
El Niño vai estar presente durante todo este mês de março no Pacífico | NOAA A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/o-que-esperar-do-fenomeno-el-nino-neste-mes-de-marco/ .
Rio Grande do Sul

O que esperar do El Niño no mês de março

A tendência para este mês de março é de gradual enfraquecimento do El Niño, mas o fenômeno deve persistir durante todo o mês.

Metsul
por  Metsul
01/03/2024 22:06 – atualizado há 13 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O mês de março, começou com o fenômeno El Niño ainda atuando no Oceano Pacífico Equatorial, com intensidade no limite de moderada a forte. Março será o oitavo mês com condições de El Niño presentes no Pacífico, uma vez que o episódio atual do fenômeno foi declarado em junho do ano passado.

A tendência para este mês de março é de gradual enfraquecimento do El Niño, mas o fenômeno deve persistir durante todo o mês. A perspectiva no entendimento da MetSul é que o fenômeno atue com intensidade moderada durante grande parte do mês de março, ou seja, com anomalias entre 1ºC e 1,4ºC.

Segue o prognóstico da MetSul Meteorologia de que o atual evento de El Niño deverá chegar ao fim em meados do outono, possivelmente entre abril e maio, seguindo-se um período de neutralidade (-0,4ºC a 0,4ºC) no Pacífico Equatorial Central que tende a prevalecer na segunda metade do outono e talvez ainda até o começo do inverno. No segundo semestre, condições de La Niña devem estar presentes.

Embora enfraquecendo, o El Niño ainda pode gerar eventos extremos. Isso porque os seus impactos no Sul do Brasil tendem a ser maiores nas estações de transição, ou seja, outono e primavera. Como o outono meteorológico (trimestre março a maio) se dará sob efeito de El Niño, há risco de períodos de excesso de chuva.

Segundo a última projeção da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, as probabilidades indicam a persistência do fenômeno El Niño nestes últimos dias do verão, uma transição para fase de neutralidade ao longo do outono e o retorno do fenômeno La Niña no final do outono ou durante o inverno.

Leia mais: https://metsul.com/o-que-esper...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE