Colunistas
O que você precisa saber antes de mudar de carreira, pela visão de uma mentora profissional
"Antes de falarmos dos passos importantes a serem considerados quando estiver pensando em mudar de carreira, é saber a diferença entre carreira e profissão".
Antes de falarmos dos passos importantes a serem considerados quando estiver pensando em mudar de carreira, preciso deixar claro a diferença entre carreira e profissão.
As pessoas costumam confundir profissão com carreira e isso geralmente as coloca em zona de conforto.
Carreira é tudo o que fizemos ao longo do período que exercemos a profissão que escolhemos. É nossa imagem como pessoa e profissional, as relações que criamos dentro e fora da empresa, é a forma como somos vistos pelos outros e tudo o que fizemos, ajudando a construir nossa autoridade como profissionais.
Quando um profissional deixa de cuidar de um desses pilares, está desfocando da sua carreira, ou ao menos, não a cuidando com tanto carinho.
Por isso a importância de darmos atenção as nossas habilidades técnicas e comportamentais, assim como nossas relações, imagem e principalmente, estarmos em constante desenvolvimento.
Nesse momento, aconselhamos buscar a ajuda profissional de um mentor de carreira, é ele que pode te ajudar através da análise de perfil comportamental, que mostra através das suas aptidões, quais melhores profissões encaixam no seu perfil. Além de trazer clareza, promove autoconhecimento e reconhecimento dos comportamentos a serem trabalhados.
Após a escolha da profissão, você dará início a construção da sua carreira. Em alguns momentos dela, nos pegamos pensando em qual passo dar, como planejar ou que atitude tomar a frente de uma situação. Nesse momento, é parar e entender que buscar a ajuda de um mentor é o mais indicado. Ele ajuda você a tomar decisões estratégicas, sempre focando no seu principal objetivo. Ele te ajuda a se conhecer melhor e desenvolver os seus pontos fracos, desenvolvendo assim, novas competências.
Então, antes de mudar de carreira, considere todos esses fatores:
- Está se sentindo motivado a fazer o que vem desempenhando?
- Encontra-se financeiramente organizado para a transição que deseja fazer?
- Todas as possibilidades na empresa se encerraram?
- Acredita que seu potencial está sendo subaproveitado?
- Existe propósito para fazer outra coisa?
Responda para si essas perguntas e na dúvida, busque orientação profissional. Através dele você alcança o seu objetivo com mais assertividade e segurança.
Michele Mocellinn - Mentora e Coach de Carreira e Especialista em Desenvolvimento Humano