CALOR E TEMPORAIS
Onda de calor atinge o Rio Grande do Sul e pode durar até 15 dias
Fenômeno provocará temperaturas de até 43°C e temporais isolados
Uma intensa onda de calor deve atingir o Rio Grande do Sul a partir desta semana, com previsão de temperaturas elevadas que podem ultrapassar os 40°C em diversas regiões. Segundo a MetSul Meteorologia, o episódio de calor extremo poderá se prolongar por até 15 dias.
O aquecimento começou neste domingo, com máximas de 38°C no Oeste do estado. Nos próximos dias, as temperaturas devem continuar subindo, com registros entre 37°C e 39°C no Centro e Noroeste gaúcho. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, os termômetros podem chegar a 36°C.
A previsão indica que o calor se intensificará na terça-feira, com cidades do Centro e Sul do estado registrando até 39°C e algumas localidades no Oeste superando os 40°C. O cenário deve se repetir na quarta-feira, com máximas superiores a 35°C em grande parte do estado.
A partir de quinta-feira, o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva devem amenizar as temperaturas em algumas regiões, embora o calor ainda seja intenso. A instabilidade pode se intensificar entre quinta e sexta-feira, com chuva irregular e localmente forte.
Na próxima semana, o calor deve continuar extremo, com possíveis novos picos de temperatura. Algumas projeções indicam que os termômetros podem atingir 43°C em regiões do interior e até 40°C na Grande Porto Alegre.
O calor excessivo vai favorecer a ocorrência de temporais isolados fortes a severos, mas salientamos que em poucos lugares e de forma muito localizada. Estes temporais podem trazer danos por destelhamentos, queda de postes, árvores e cortes de energia elétrica.
Veja mais sobre essa reportagem no link a seguir: https://metsul.com/onda-de-cal...