Cidade

Onda de Calor: Oeste de SC pode quebrar recorde com 43°C nesta semana

Cidades de São Carlos, Itapiranga, Caibi, Mondaí e Águas de Chapecó, podem registrar temperaturas até de 43ºC nesta semana, diz meteorologista.

Por NDMais Publicado em 18/01/2022 07:02 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Santa Catarina ainda deve enfrentar a forte onda de calor por mais alguns dias, em especial as cidades do Extremo-Oeste do Estado que devem registrar temperaturas acima dos 40°C, segundo o meteorologista Piter Scheuer, em entrevista ao site NDMais, que publicou a informação nesta terça-feira(18).

Chapecó e cidades vizinhas devem ter temperaturas entre 36°C e 39°C. Jair Correia/NDTV/ND

Os municípios de São Carlos, Itapiranga, Caibi, Mondaí e Águas de Chapecó, que ficam às margens do rio Uruguai na região Extremo-Oeste do Estado, podem registrar temperaturas até de 43ºC nesta semana. Chapecó e cidades vizinhas devem ter temperaturas entre 36°C e 39°C.

Em Itapiranga, segundo Piter, a intensa onda de calor deve superar o recorde de 40,6°C em 2012, assim como Chapecó que registrou 37,8°C em 2005 e Xanxerê 36,3° em 2003.

Além do calorão, o alerta também se estende para a baixa umidade do ar que deve ficar entre 25% a 40% na região do Oeste do Estado e provocar sensação de abafamento. Essa condição de calor forte deve se estender até o fim do mês, conforme o especialista.

O meteorologista diz que a forte onda de calor em Santa Catarina está associada a intensa massa de ar quente que predomina na região da Argentina, Paraguai e Uruguai, além de grande parte do Rio Grande do Sul. No estado brasileiro, ela gerou uma temperatura máxima de 37,9°C em Porto Alegre no sábado (15), e de 40,6°C na cidade de Uruguaiana.

O calor no Sul também criará condições para a ocorrência de temporais nesta semana, com a possibilidade de granizo e chuva torrencial, especialmente durante a tarde e noite com destaque para as regiões do Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Faixa Litorânea.

O calor tem predominado em todo Estado de Santa Catarina desde a semana passada e deve continuar até o final do mês. A Defesa Civil estadual alerta para a possibilidade de o calor intenso trazer também temporais e tempestades.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados