Onde houver amor, haverá luz: A inspiração do Papa para os Amigos da Alegria

Por Assessoria de Imprensa Publicado em 24/04/2025 14:34 - Atualizado em 24/04/2025 14:38

"Se o mal é contagioso, o bem também é. Deixemo-nos contagiar pelo bem", a frase do Papa Francisco ecoou com força pelos quatro cantos do mundo nos últimos dias após a morte do pontífice, mas com um significado ainda maior para os Amigos da Alegria de Erechim. O grupo de voluntários, que participou de uma Audiência Geral na Praça São Pedro, em 2019, recorda com devoção a mensagem do Santo Padre proferida numa ensolarada manhã de outubro em Roma.

Quando o Papa recebia peregrinos do mundo todo, na saudação aos fiéis de língua portuguesa fez um pedido especial para se ter um “olhar de fé” ao próximo e a quem é deferente da gente. "Encorajo vocês a cultivar um olhar de fé para com o próximo, procurando estar junto de todos, inclusive daqueles que são diferentes de nós", disse Francisco.

Entre os milhares de fiéis que participavam do encontro com o pontífice, voluntários do grupo erechinense que se veste de palhaço para levar fé e irradiar alegria, coragem e esperança aos pacientes com câncer, internados nos hospitais e instituições de caridade da cidade, através da música e atividades lúdicas, acompanhava com atenção a mensagem do Papa. A voluntária Rosangela Pedott Conelio relembrou com emoção o encontro com Francisco. “Naquele dia tínhamos muitos pedidos que foram colocados bem juntinho do Papa. Este foi o grande propósito da nossa visita e foi um lindo momento de espiritualidade para quem mais precisa de oração e fé”.

Neste momento de reflexão após a morte do pontífice, Rose aproveita para destacar uma mensagem perante o legado deixado pelo Papa. “Em tempos onde a maldade parece se espalhar com facilidade, é preciso lembrar que o bem também tem seu poder, talvez mais sutil, mas profundamente transformador. O mal pode contaminar como um veneno silencioso, mas o bem contagia como uma faísca que acende outras luzes. Pois, ao compartilhar o bem, iluminamos o caminho dos outros. O bem é um gesto, uma palavra, uma escolha e, quando visto, inspira, quando vivido, transforma.

É nesse espírito de luz e amor que lembramos com carinho a partida do Papa, ele que sempre levou ao mundo a mensagem da partilha, da unidade e do acolhimento. Para os Amigos da Alegria, que se dedicam a levar solidariedade, alegria e sorrisos aos enfermos, sua presença foi símbolo e inspiração. Sua ausência toca o coração, mas sua mensagem permanece viva, como semente plantada no solo fértil do bem. O legado que ele deixa é um chamado: que continuemos a contagiar o mundo com alegria, esperança e compaixão, porque onde houver amor, haverá luz. E onde houver luz, o bem sempre encontrará um caminho. E o caminho dos Amigos da Alegria é pautado na Missão de Transformar com Alegria”, pontua a voluntária.

Fotos: Arquivo Pessoal Amigos da Alegria