Política

Onyx Lorenzoni entra na disputa pelo governo do RS

O ex-ministro e deputado federal Onyx Lorenzoni teve o nome homologado como candidato do PL, na tarde desta sexta-feira.

Por Rádio Guaiba Publicado em 23/07/2022 09:23 - Atualizado em 03/06/2024 11:17

O ex-ministro e deputado federal Onyx Lorenzoni teve o nome homologado como candidato do PL ao governo do Estado, na tarde desta sexta-feira. Com o Teatro Dante Barone lotado de apoiadores, incluindo militantes do Republicanos, Patriota e PROS, Onyx criticou a gestão da crise sanitária da Covid-19 pelo governo de Eduardo Leite (PSDB).

Pré-candidato à reeleição, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), encaminhou uma mensagem em vídeo, reproduzida no telão. “Onyx, meu velho amigo de Parlamento e um dos primeiros a entrar na minha campanha, vai concorrer ao governo do Estado. Quero desejar a ele muito boa sorte. O RS merece ter uma pessoa da estatura do Onyx concorrendo. Os gaúchos saberão escolher o melhor para o seu estado”, disse. Os filhos do presidente, Eduardo e Carlos, também participaram por meio de gravações desejando sucesso e ressaltando a lealdade do ex-ministro.

A convenção não confirmou quem vai ser o vice da chapa. Essa é a única posição ainda vaga, já que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, vai ser homologado, neste sábado, pelo Republicanos, como candidato ao Senado.

Onyx convidou o MDB para ocupar a vaga de vice. Os emedebistas vivem um embate interno quanto a manter a candidatura própria do deputado estadual Gabriel Souza e o apoio ao ex-governador Eduardo Leite (PSDB). Na convenção de ontem, o PL citou a parceria com o MDB na prefeitura de Porto Alegre, onde o vice de Sebastião Melo é Ricardo Gomes.

O ato apresentou ainda os 45 nomes para disputa de cadeiras na Assembleia Legislativa e outros 32 postulantes à Câmara dos Deputados.

Antes do ato, o Patriota e o Pros realizaram convenções na Assembleia. Os presidentes das siglas foram chamados ao palco e reafirmaram o apoio a Onyx. O partido, por ora, não divulgou a quantidade de candidatos ao pleito de outubro.

Fim de semana de convenções


Seis convenções estaduais ocorrem neste fim de semana. Para o sábado, foram agendados os encontros do PSB, Republicanos e Novo. No domingo, é a vez do União Brasil, do Podemos e da federação PSol e Rede.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados