Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Operação apreende quase oito toneladas de alimentos impróprios para o consumo no RS

A operação ocorreu em cinco mercados em São Gabriel, na Fronteira Oeste do estado.

Redação AU/com informações do Jornal O Sul
por  Redação AU/com informações do Jornal O Sul
19/10/2023 15:16 – atualizado há 27 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Agentes do Programa Segurança Alimentar RS, do Ministério Público, realizaram uma operação em cinco mercados na região de São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 18, e confiscaram 7,7 toneladas de produtos alimentícios que não estavam em conformidade com os padrões de consumo adequados. 

MP/Divulgação

Todos os estabelecimentos foram alvo de notificações, com um deles sendo completamente fechado e os demais recebendo restrições parciais devido às condições de higiene insatisfatórias. O proprietário de um dos mercados foi levado à delegacia da Polícia Civil devido a reincidências em violações das regulamentações da Vigilância Sanitária, incluindo a ocultação de mais de cinco toneladas de produtos expirados em um contêiner e a presença de itens com datas de validade sobrepostas em seu estabelecimento.

MP/Divulgação

Dentre as infrações identificadas durante a operação, estão a presença de produtos com etiquetagem incorreta, carnes sem origem conhecida e armazenadas de maneira inadequada, bem como a existência de produtos vencidos ou sem data de validade em uma padaria, inadequadamente armazenados e sem informações de procedência. Além disso, foi constatado que a área de preparação de alimentos não mantinha a temperatura adequada.

MP/Divulgação

No mesmo dia, em São Gabriel, fiscais cumpriram um mandado de busca e apreensão em um local clandestino que produzia mel, e o proprietário desse estabelecimento também recebeu notificações.

Na terça-feira, 17, durante uma operação anterior na cidade, já haviam sido confiscadas 3,2 toneladas de produtos alimentícios impróprios para o consumo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE