Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Operação nacional "CIFRA OCULTA" desmantela esquema de lavagem de dinheiro no Alto Uruguai gaúcho

A Polícia Civil, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desarticula sofisticado esquema de lavagem de capitais ligado ao tráfico de drogas e organização criminosa, com mandado cumprido em Viadutos.

Assessoria/PC/RS
por  Assessoria/PC/RS
06/12/2023 06:58 – atualizado há 53 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta terça-feira (5), a Polícia Civil gaúcha, por meio da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrou a operação "CIFRA OCULTA" com o objetivo de desarticular um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro associado ao tráfico de drogas e a uma organização criminosa.

A investigação revelou diversas modalidades de crimes, destacando-se a aquisição e utilização de interpostas pessoas para a movimentação de criptomoedas e contas bancárias, o uso de pessoas jurídicas fantasmas, a mescla de valores e dissimulação de lucros e dividendos por meio de empresas fictícias, além da compra de bens de luxo.

Cidade de Viadutos-RS Foto: Divulgação PMV

A operação resultou na execução de 28 mandados de busca e apreensão, distribuídos em diversos estados brasileiros, incluindo Viadutos - RS. Os demais mandados foram cumpridos em Ananindeua - PA, Curitiba - PR, Sete Barras - SP, e em diferentes localidades do Estado de Santa Catarina.

A investigação também identificou uma expressiva movimentação financeira e de bens, levando à emissão de mandados de sequestro de propriedades avaliadas em 50 milhões de reais.

A ação conjunta envolveu as Polícias Civis de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pará, além das unidades especializadas da DEIC, Diretoria de Inteligência, CORE e Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Dinheiro. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Projeto Impulse, inserido no Programa de Enfrentamento a Organizações Criminosas (Enfoc), também desempenhou papel crucial na operação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE