Segurança
Operação policial com 25 mortos é a mais letal da história do Rio de Janeiro
Policiais apreenderam fuzis e outras armas na comunidade do Jacarezinho.
Uma operação policial realizada nesta quinta-feira (06) na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte da capital fluminense, é a que deixou mais mortos na história do Rio de Janeiro, segundo levantamento de um grupo de estudos da Universidade Federal Fluminense e da plataforma Fogo Cruzado. Pelo menos 25 pessoas morreram.
Um policial civil está entre os mortos. Os outros são suspeitos de integrar o crime organizado. Dois passageiros do metrô foram baleados dentro de um vagão da linha 2, na altura da estação Triagem. Dois policiais civis também se feriram.
A Operação Exceptis investiga o aliciamento de crianças e adolescentes para ações criminosas, como assassinatos, roubos e até sequestros de trens da Supervia. A polícia afirma que o tráfico na região adota táticas de guerrilha, com armas pesadas e “soldados fardados”.
O Jacarezinho é considerado uma base do Comando Vermelho, a maior facção do tráfico de drogas em atividade no Rio. A comunidade é predominantemente plana, repleta de ruelas e cercada de barricadas instaladas pelos criminosos, o que dificulta o acesso de blindados, por exemplo.
Durante a operação, foram apreendidos pelo menos seis fuzis, cinco pistolas, uma submetralhadora e munição antiaérea. Participaram da ação 250 policiais.