O VOO DA RETOMADA

Operações de voo no Aeroporto Internacional Salgado Filho, são retomadas em Porto Alegre

Eram exatamente 8h04 da manhã desta segunda-feira (21/10) quando o primeiro avião comercial tocou o solo de Porto Alegre desde as enchentes de maio.

Por Secom Piratini Publicado em 21/10/2024 15:10 - Atualizado em 21/10/2024 15:16

Eram exatamente 8h04 da manhã desta segunda-feira (21/10) quando o primeiro avião comercial tocou o solo de Porto Alegre desde as enchentes de maio. Logo em seguida, por volta das 8h20, pousou a segunda aeronave, trazendo mais passageiros ao Rio Grande do Sul. A manhã desta segunda-feira (21/10) marcou um dia emblemático para o Estado, com o retorno das operações de voo no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

O governador Eduardo Leite recebeu os primeiros passageiros na pista de pousos e decolagens e comentou o significado dessa retomada. “O momento doloroso que passamos foi sucedido, imediatamente, pela imensa força de superação do povo gaúcho, que recebeu apoio do Brasil inteiro. Agora, a retomada das operações do aeroporto é mais um símbolo dessa recuperação. Com essa reabertura, convidamos a todos os brasileiros para visitarem o nosso amado Rio Grande”, declarou.

Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador também demonstrou otimismo em relação aos efeitos da reabertura na economia do Estado. “A expectativa é a melhor possível. A partir da retomada do aeroporto, teremos impactos bastante positivos para o turismo e os negócios e a volta de grandes eventos no Estado. É por isso que estamos fazendo o maior investimento da história do Estado em promoção turística e estamos muito animados”, acrescentou.

Vindos de São Paulo, os dois primeiros voos, um da Azul e o outro da Gol, transcorreram de forma especial. O avião da Azul, primeiro a chegar, estava caracterizado com elementos da cultura gaúcha e seus comissários trajavam lenços com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Na aterrissagem, pilotos de ambas as aeronaves tremularam bandeiras do Estado pela janela da cabine. A bordo desses aviões, não faltaram emoção, alegria e entusiasmo.

Foto: Maurício Tonetto/Secom

Além de receberem os cumprimentos das autoridades na pista, os passageiros também foram recepcionados de forma calorosa e festiva no saguão do aeroporto. O clima era de celebração, com apresentações da Trupe de Natal — uma das atrações do Natal Luz de Gramado —, de uma banda de música típica alemã, da “estátua viva” do Laçador, de mascotes de parques da Serra gaúcha e de outras atrações preparadas pelo governo do Estado.

Inicialmente, o Aeroporto contará com 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas, com expectativa de que cerca de nove mil passageiros circulem por dia.

Foto: Maurício Tonetto/Secom

“Hoje é um dia especial para nós, gaúchos. Depois de tudo o que passamos, nosso aeroporto está finalmente aberto, pronto para receber a todos com braços abertos. Esse é um marco que simboliza não apenas a recuperação, mas também um novo ciclo de oportunidades para o turismo e para o desenvolvimento da nossa terra. Esperamos um grande fluxo de turistas para eventos importantes como a Festuris e o Natal Luz de Gramado, que certamente se beneficiarão com a reativação dos voos", afirmou o secretário de Turismo, Ronaldo Santini.

Horário de funcionamento e rotas iniciais

Neste primeiro momento, as rotas contempladas são São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília. Os voos serão realizados das 8h às 22h em uma pista de 1.730m. O terminal, por sua vez, ficará aberto 24h, todos os dias.

Para mais informações sobre embarque e desembarque, check-in, estacionamento e mobilidade, clique aqui.

Termos relacionados