Cidade
Palestra aborda benefícios e importância da Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha para população e município
Iniciativa mostrou que ao se cadastrar no programa cidadão tem desconto no IPVA, auxilia a fiscalização dos tributos, aumenta arrecadação municipal, beneficia entidades sociais e concorre a prêmios
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria da Fazenda e da Comissão de Educação Fiscal do Município de Erechim realizou uma palestra com o consultor, Paulo Sanches, no mês de setembro, na sala de reunião da Secretaria Municipal da Fazenda, para divulgação do Programa Nota Fiscal Gaúcha. Estiveram presentes os representantes da Secretaria da Fazenda, Secretaria de Educação, e o secretário da Fazenda, Valdemar Arthur Loch.
Transformação
Na ocasião, o palestrante, Paulo Sanches, destacou a importância da Educação Fiscal e do quanto este trabalho é abrangente e capaz de melhorar as pessoas, no sentido de transformá-las em cidadãos mais conscientes. “Esta transformação é significativa porque ajuda as pessoas a entenderem os seus direitos e deveres na sociedade e, principalmente, a função dos impostos”, explica.
Cada um fazendo a sua parte
“O mundo só vai melhorar se cada um alterar as suas atitudes. Este é o melhor caminho, são os pequenos gestos e ações que fazem a mudança acontecer. Um exemplo disso é que se cada um pedir Nota Fiscal nas compras, mesmo que seja de pequeno valor, se todos pedirem, ao final de um dia ou de um mês esses pequenos valores somados farão a diferença”, disse o palestrante Paulo Sanches.
Trabalho de todos é importante
Ele explica que a Educação Fiscal trabalha pelo bem comum e que a participação do cidadão, o esforço do indivíduo, é fundamental para o funcionamento deste bem comum. “E isso serve também para os servidores públicos. Ser um bom profissional e prestar serviços com eficiência vai ter reflexos na arrecadação e será possível melhorarmos a Saúde, Educação, enfim, construirmos, por exemplo, as moradias que a sociedade necessita. O município funciona como uma engrenagem e o trabalho de todos é importante”, destaca.
E acrescenta o palestrante, Paulo Sanches, “devemos ter compromisso e comprometimento com o trabalho, buscar informações, atender melhor, resgatar as receitas que estão sendo perdidas pela falta de emissão das notas fiscais, e a Educação Fiscal do Município de Erechim é uma ferramenta fundamental para que esta mudança aconteça”.
Programas e exercício de cidadania
E para isso, o palestrante reforçou a importância do Programa de Integração Tributária (PIT), dos programas Nota Fiscal Gaúcha e Educação Fiscal do Município de Erechim na arrecadação municipal.
“É necessário trabalharmos a Educação Fiscal aos mais diversos públicos e, principalmente, nas escolas, pois é preciso que as crianças aprendam desde cedo o exercício da cidadania. É através do exercício da cidadania que podemos formar cidadãos críticos, pensantes e atuantes no meio onde vivem, que saibam, desde pequenos, o valor dos tributos e sua importância à sociedade, cumprindo assim com seus deveres e podendo usufruir de seus direitos”, ressaltou o palestrante.
Cadastramento
Paulo Sanches finalizou falando sobre a importância do cadastramento dos erechinenses no Programa Nota Fiscal Gaúcha e dos benefícios que ele proporciona aos cidadãos, como o desconto no IPVA, o Devolve ICMs e o Receita Certa. “Ao se cadastrar no programa e pedir nota fiscal os cidadãos auxiliam a fiscalização dos tributos e ajudam a arrecadação municipal, garantindo, assim, mais saúde e educação a toda população, concorrem a prêmios e, ainda, beneficiam entidades com os repasses de recursos”, enfatizou.