ERECHIM

Palestra educativa aborda prevenção da gravidez na adolescência na Escola Lourdes Galeazzi

Ação integra a Semana Latino-Americana de Prevenção da Gravidez na Adolescência e promoveu diálogo aberto com estudantes sobre saúde sexual e reprodutiva.

Por Comunicação PME Publicado em 18/09/2025 14:59 - Atualizado em 18/09/2025 15:03

Nesta quinta-feira (18), a Escola de Ensino Fundamental Lourdes Galeazzi recebeu uma palestra educativa voltada para prevenção da gravidez na adolescência. A iniciativa acontece em adesão à Semana Latino-Americana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que vai de 16 a 22 de setembro.

O evento contou com a participação das palestrantes enfermeira coordenadora da UBS Bela Vista, Tais Bordin; enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Eliana Buss; e agente de saúde da UBS Bela Vista, Luciana Diolindo.

A UBS Bela Vista foi a responsável pela articulação local do evento, que já foi realizado anteriormente em outras escolas. Participaram alunos das seguintes instituições: a Escola Estadual de Ensino Fundamental Lourdes Galeazzi, local da palestra desta quinta-feira; a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sete de Setembro.

Fotos: Milena Mezalira - Comunicação PME

A palestra, com conteúdo educativo sobre saúde sexual, direitos reprodutivos, riscos associados à gravidez precoce e uso de métodos preventivos, foi seguida por exibição de vídeo, que serviu para sensibilizar os estudantes sobre as consequências pessoais, sociais e de saúde da gravidez na adolescência. Após o vídeo, houve uma roda de conversa com os alunos, promovendo diálogo aberto, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências, com envolvimento ativo dos participantes.

A enfermeira coordenadora da unidade de saúde, Tais Bordin, destacou a importância da prevenção da gravidez na adolescência. “É muito importante que os adolescentes recebam informações claras e confiáveis sobre saúde sexual e reprodutiva. A prevenção da gravidez na adolescência vai além do uso de métodos contraceptivos: envolve diálogo, orientação, acesso a serviços de saúde e apoio da família e da escola. Acreditamos que ações como essa palestra ajudam os jovens a fazerem escolhas conscientes e a planejarem melhor o seu futuro”.