Palestras sobre o Outubro Rosa reúnem grande público em Erechim

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde – Setor Materno-Infantil realizou, no Espaço Cooperar Sicredi, um ciclo de palestras com a temática do Outubro Rosa, na tarde desta terça-feira (29)

Por Prefeitura de Erechim Publicado em 29/10/2024 16:27 - Atualizado em 29/10/2024 16:35

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde – Setor Materno-Infantil realizou, no Espaço Cooperar Sicredi, um ciclo de palestras com a temática do Outubro Rosa, na tarde desta terça-feira (29). A abertura do evento foi realizada pela secretária de Saúde, Éclesan Palhão, que ressaltou a importância da ação. “Esse evento reforça a importância deste mês, mas também enfatiza que os cuidados devem ser contínuos ao longo do ano. Consultas e exames, como a mamografia, precisam ser parte integral da rotina das mulheres. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam. As mulheres precisam persistir nesse cuidado”, destaca.

A secretária de Saúde também reforça que o Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, uma das doenças que mais afetam mulheres em todo o mundo. “Durante este mês, reforçamos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como formas essenciais de cuidado. O autoexame, as consultas regulares e o acesso à informação são ferramentas poderosas para identificar precocemente a doença, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Nosso evento hoje celebra o poder da prevenção e o compromisso com a saúde das mulheres, promovendo momentos de informação, autocuidado e acolhimento para todas”, disse a secretária de Saúde.

Entre os palestrantes, a médica mastologista Marília Lucio , que ministrou a palestra "Um Chamado ao Autocuidado Feminino". Ainda, participação especial do psicólogo, Elizandro Pagani com um show de palestra.

Com mais de 500 apresentações e um público superior a 100 mil pessoas em estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, Elizandro é especialista em filosofia e psicanálise, e voluntário no setor de oncologia do Hospital Regional do Oeste de Santa Catarina, oferecendo música e acolhimento psicológico.