Paraná tenta viabilizar abertura de ponte com o Paraguai concluída há dois anos
Sem a conclusão das aduanas e dos acessos rodoviários aos veículos, a segunda ponte Brasil-Paraguai segue fechada.
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), reuniu-se com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, para tratar da abertura da Ponte da Integração, concluída há mais de dois anos na fronteira entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco, no Paraguai. A estrutura permanece fechada por falta de conclusão das obras de acesso rodoviário e das aduanas nos dois países. O encontro ocorreu na sede do governo paraguaio, em Assunção.

Do lado brasileiro, a obra da perimetral leste, que permitirá o acesso de veículos à ponte, está 65% concluída, com previsão de inauguração em dezembro de 2025. A construção é realizada por meio de convênio entre o governo do Paraná, Itaipu Binacional e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com investimento estimado em R$ 136 milhões.
A Ponte da Integração, com 760 metros de extensão, foi finalizada em dezembro de 2022 e é considerada estratégica para a logística regional. A estrutura deve melhorar o fluxo de cargas entre os países e aliviar o trânsito intenso da Ponte da Amizade, atualmente a principal ligação entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, via BR-277 até o porto de Paranaguá.

Durante o encontro, Ratinho Junior destacou a importância da parceria com o Paraguai em áreas como comércio, turismo e agronegócio. “Conversamos com o presidente sobre a infraestrutura da nova ligação com a ponte da Integração, que deve ter toda a estrutura, acessos, parte de alfândega e aduanas inauguradas no final do ano”, afirmou o governador.
A expectativa dos governos é que a abertura da nova ligação fronteiriça fortaleça o intercâmbio econômico e reduza gargalos logísticos na região trinacional, que reúne Brasil, Paraguai e Argentina. A conclusão das obras complementares e da estrutura alfandegária é essencial para que a ponte possa, enfim, cumprir seu papel estratégico.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.b...