Parceria entre Pensare, Prefeitura e Estado reforça cuidado com a saúde mental em Erechim
Mais de 200 pacientes são atendidos mensalmente com suporte especializado e gratuito, promovendo acolhimento integral às famílias.
Desde 2023, o Instituto Pensare tem sido uma importante aliada da Prefeitura de Erechim na promoção da saúde mental da população. A parceria se fortalece em 2024 com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do programa TEAcolhe, ampliando o acesso a atendimentos gratuitos e especializados para crianças, adolescentes e suas famílias.

Com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, neurologista, psiquiatra, neuropediatra, assistente social, pedagoga e psicomotricista, o Pensare realiza cerca de 70 atendimentos mensais em parceria com o município e outros 150 atendimentos pelo programa TEAcolhe, totalizando mais de 200 pacientes beneficiados por mês. Além dos atendimentos clínicos, o instituto oferece terapias voltadas ao acolhimento familiar, promovendo um cuidado integral.
“Acreditamos que ninguém faz nada sozinho. Uma parceria com o poder público é essencial para garantir que nossos atendimentos continuem sendo gratuitos e de qualidade. O município de Erechim é um grande parceiro, comprometido com as instituições e com o cuidado de quem mais precisa”, afirma Gislene Alves Pereira Hawryluk, coordenadora do Instituto Pensare.

O acesso aos serviços acontece por meio de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), que são a porta de entrada para os atendimentos especializados.
A coordenadora também destaca o trabalho humanizado do neurologista Rafael Badalotti, que além de atender na instituição, doa medicamentos sempre que necessário. “Ter profissionais que colocam o amor ao próximo na prática faz toda a diferença. O Dr. Rafael é um exemplo de generosidade e humanidade”, ressalta Gislene.

Para o médico Rafael Badalotti, atuar no Pensare é uma forma de retribuir à comunidade: “Atender quem mais precisa é uma missão. Sempre que possível, faço questão de doar os medicamentos para garantir o tratamento integral. É gratificante ver vidas sendo transformadas”, afirma.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, reforça a importância da união de esforços entre diferentes esferas: “A parceria entre município, Estado e instituições sérias como o Pensare mostra que, quando trabalhamos juntos, quem ganha é a população. Nosso compromisso é seguir fortalecendo essas iniciativas para cuidar das pessoas com dignidade, respeito e amor.”
A experiência do Instituto Pensare comprova que, quando sociedade civil, profissionais e poder público caminham lado a lado, é possível construir um atendimento mais humano, acolhedor e transformador.
Fotos: Karine Heller – Comunicação PME