Cidade
Parque Natural do Apertado é uma importante reserva ambiental do norte do RS
Reserva está localizada em Severiano de Almeida e integrará programação que marcará a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente no município
A data de 5 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, e tem por objetivo despertar a consciência ambiental, voltando-se à importância da preservação dos recursos naturais.
Cientes disso, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação de Severiano de Almeida programaram atividades relacionadas à temática meio ambiente, que acontecerão ao longo do mês de junho. As práticas serão realizadas com os alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino, tendo como finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais enfrentados no planeta.
O plantio de árvores nativas com a equipe do Automóvel Clube do município (Acsa) e alunos da escola Professor Fioravante Lorini - Vila Mirim, junto ao Parque Natural Municipal do Apertado, área de preservação ambiental do município, está entre as atividades que acontecerão neste mês.
De acordo com, Eliete Jacoboski, da Secretaria de Meio Ambiente do município, o Parque Natural Municipal do Apertado é uma das áreas de preservação ambiental mais importantes da região. “O Parque possui um grande interesse ecológico, pois abriga muitas espécies da fauna e flora local que estão se estabelecendo, o que contribui para a realização de pesquisas, monitoramento ambiental e também promove a educação relacionada ao ecossistema. Neste momento o público envolvido é apenas de alunos da rede de ensino municipal e estadual do município, porém a construção de um centro de recepção aos visitantes e a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação já estão previstos”.
Localizada na Linha São Brás, a área é cercada pelas águas do Lago da Usina Hidrelétrica de Itá, encontro do Rio Lambedor com o Rio Uruguai.
As atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente são bem diversificadas, envolvendo o reforço da Campanha de Recolhimento de Tampinhas, Lacres e Cartelas vazias de comprimido; visitas à empresa Central Resíduos Sólidos Ltda do município; peça teatral “Eu e meu lixo”; visita à Usina de Produção de Energia Fotovoltaica - Sicredi - Linha Moro do Emiliano; participação dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. José Bisognin no Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho - URI Erechim; divulgação e mostra de trabalhos desenvolvida nas escolas com o tema meio ambiente; confecção de tapetes do Corpus Christi com a colaboração dos alunos da Escola de Handebol e Futebol;
Embora a programação de meio ambiente se estenda ao longo do mês de junho, as Campanhas de Recebimento de Resíduos Eletrônicos, pilhas e baterias e óleo de cozinha e esponjas ocorrem de forma contínua, assim como a Campanha de Tampinhas, Lacres e cartelas de comprimidos vazias. Esta última tem como objetivo a troca por cadeiras de rodas, o que além de ajudar o meio ambiente também é uma forma de auxílio social.