Cidade
Participantes aprovam curso de costura e ressaltam pontos positivos
O programa Qualificar Erechim + Empregos da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, qualificou mais 11 pessoas no curso de Costura Decorativa e Reformas.
O programa Qualificar Erechim + Empregos da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, qualificou mais 11 pessoas no curso de Costura Decorativa e Reformas. A capacitação foi realizada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim. A confraternização foi realizada, na tarde de quinta-feira (23), no campus, com a presença da secretária-adjunta, Berenice Didoné, e o diretor-geral, Eduardo Predebon.
“Estou muito satisfeita”
Segundo Carolina Lopez Dutra Esmelindro, é o primeiro curso que ela participa no IFRS na área de costura. “Gostei muito. Me escrevi para adquirir conhecimento, aprender a trabalhar com a máquina de costura. O curso atendeu as minhas expectativas, até porque eu nunca mexi numa máquina, e tendo a professora, desde o início, ensinando a colocar a agulha e como costurar foi muito importante. Achei muito interessante aprender a diferença de uma máquina para outra, a overloque tem uma forma de costurar e passar a linha, e a máquina reta é diferente. Aprendemos sobre os diversos tipos de tecidos. Estou muito satisfeita”, disse.
“Gostei muito do curso”
A Laura Fátima Gumplinger fez o primeiro curso nesta área. “Eu não tinha noção sobre costura, e gostei muito do curso, porque ele me ensinou muitas coisas para quem começa do zero. Consegui fazer tudo que a professora propôs e gostei de fazer a almofada e o puxa-saco também”, disse Laura.
“Foi bem proveitoso”
A costureira, Ana Paula de Albuquerque, fez o curso para agregar técnicas novas, na linha do artesanato. “Foi bem proveitoso. Eu faço roupas de boneca, tenho uma marca própria e vendo pela internet há mais de dois anos, e esta é a minha fonte de renda. Eu vim aqui para aprimorar a técnica no campo do artesanato. Gostei do curso. Vou participar da Feira do Artesanato”, comenta Ana Paula.
“Turma boa de se trabalhar”
O curso de técnicas básicas de costura foi coordenado pela professora, Giovana de Borba e durou 20 horas. “Este curso é para pessoas que nunca tiveram contato com a costura, para elas conhecer a máquina, os tipos de costura, trabalhar o básico. O importante é que elas saem sabendo operar. Todas desenvolveram os trabalhos do curso. Com estas técnicas básicas, elas já conseguem desenvolver muitas coisas. E a avaliação foi positiva todas atingiram os objetivos. Turma muito boa de se trabalhar”, disse a professora, Giovana de Borba.
Portas abertas para a comunidade
Na ocasião, a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Berenice Didoné, disse às participantes que a secretaria e a prefeitura estão sempre de portas abertas para atender a comunidade. “Vocês estão saindo melhores do que quando iniciaram o curso. Vocês não estão sozinhas, contem com a gente”, afirma.
Berenice Didoné, agradeceu, também, a parceria com o instituto federal e aos profissionais do IFRS, da área de moda, sempre muito atenciosos e dedicados em transmitir conhecimento aos participantes. “Ao longo deste ano, vamos proporcionar à população muitas outras oportunidades de qualificação profissional”, disse a secretária.
IFRS
“Estamos felizes pela participação de vocês e pela parceria com a Prefeitura de Erechim. Temos cursos de graduação e pós-graduação, a instituição oferece muitas oportunidades para quem quiser se qualificar. E é muito importante que a comunidade conheça e faça estes cursos. Se o instituto está crescendo é por causa de vocês”, disse o diretor-geral, Eduardo Predebon.
Investe + Erechim
O programa Qualificar Erechim + Empregos faz parte do Investe + Erechim, maior plano de investimentos da história do município com foco em áreas prioritárias, educação, saúde, cultura, lazer, tecnologia e meio ambiente.