Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Pedágios na região Sul do RS terão aumento no valor nesta quinta-feira

O reajuste está previsto no contrato de concessão.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
01/11/2022 19:43 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir desta quinta-feira (02) quem transitar pelos 457,3 quilômetros que fazem parte do Polo Rodoviário Pelotas vai pagar mais caro ao passar pelas praças de pedágio administradas pela Ecosul, nas BRs 116 (entre Camaquã, Pelotas e Jaguarão) e 392 (entre Rio Grande, Pelotas e Santana da Boa Vista). O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). O reajuste está previsto no contrato de concessão.

Por meio de uma nota, a Ecosul relatou que o cálculo para determinar o índice de reajuste é feito pela agência reguladora (ANTT), com base no índice que considera a inflação. O contrato entre a concessionária e a ANTT tem duração de 28 anos. O índice de reajuste é de 23,5%, retroativo a 1º de janeiro deste ano.

Com isto, a tarifa mais barata de carros passa dos atuais R$ 12,70 para R$ 15,20. O aumento se confirma na terceira tentativa desde 2020. Os anteriores foram impedidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que analisa o processo que contesta pontos do contrato entre ANTT e Ecosul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE