Economia
Pela primeira vez, em mais de 200 anos, uma mulher assume a presidência do Banco do Brasil
Tarciana Medeiros toma posse nesta segunda-feira, 16.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Tarciana Medeiros para presidir o Banco do Brasil. Ela é a primeira mulher a chefiar a instituição em 214 anos, entrando no lugar de Fausto Ribeiro, que foi exonerado. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira.
O nome de Tarciana foi anunciado para o posto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em 30 de dezembro de 2022. A cerimônia de posse vai ocorrer no final da tarde desta segunda-feira e vai contar com a participação de Lula. Ribeiro foi indicado para comandar o banco em março de 2021, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Funcionário de carreira desde 1988, foi o escolhido para o cargo após a renúncia de André Brandão.
Perfil
Tarciana tem 44 anos e atua na instituição há 22. Nascida em Campina Grande, na Paraíba, ela é formada em administração de empresas, já trabalhou como feirante e foi professora antes de iniciar a carreira no Banco do Brasil. Já exerceu funções nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, na rede varejo, em agências e superintendências. Atualmente, é diretora-executiva na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes. Também passou pela Diretoria de Empréstimos e Financiamentos e atuou no atendimento e na implementação das ações de assistência aos clientes durante a pandemia de Covid-19.