Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Pela primeira vez, em mais de 200 anos, uma mulher assume a presidência do Banco do Brasil

Tarciana Medeiros toma posse nesta segunda-feira, 16.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
16/01/2023 13:27 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Tarciana Medeiros para presidir o Banco do Brasil. Ela é a primeira mulher a chefiar a instituição em 214 anos, entrando no lugar de Fausto Ribeiro, que foi exonerado. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira.

O nome de Tarciana foi anunciado para o posto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em 30 de dezembro de 2022. A cerimônia de posse vai ocorrer no final da tarde desta segunda-feira e vai contar com a participação de Lula. Ribeiro foi indicado para comandar o banco em março de 2021, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Funcionário de carreira desde 1988, foi o escolhido para o cargo após a renúncia de André Brandão.

Foto: Divulgação/Banco do Brasil

Perfil

Tarciana tem 44 anos e atua na instituição há 22. Nascida em Campina Grande, na Paraíba, ela é formada em administração de empresas, já trabalhou como feirante e foi professora antes de iniciar a carreira no Banco do Brasil. Já exerceu funções nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, na rede varejo, em agências e superintendências. Atualmente, é diretora-executiva na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes. Também passou pela Diretoria de Empréstimos e Financiamentos e atuou no atendimento e na implementação das ações de assistência aos clientes durante a pandemia de Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE