Esporte
Pelé marcou “Gol de Placa” no Colosso da Lagoa
O gol do melhor jogador de futebol de todos os tempos está eternizado em uma placa no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa.
A história de Erechim e do Ypiranga registra que o Rei do Futebol fez gol no jogo entre Santos e Grêmio, na inauguração do Colosso Lagoa, em 1970.
O Rei do Futebol
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, marcou o gol 1.040 da carreira, no dia 02 de setembro de 1970, na inauguração do Colosso da Lagoa.
O Rei do Futebol balançou a rede na partida entre Santos e Grêmio, logo na abertura do torneio festivo que tinha ainda o Internacional, Botafogo do Rio de Janeiro, Cruzeiro e o argentino Independiente.
Esse gol marcou dois fatos importantes, considerados pela história de Erechim. O gol 1.040 de Pelé simbolizou a frequência da Rádio Tupi de São Paulo, que na época operava também na faixa popular em AM de 1040 Mhz.
O segundo fato histórico para Erechim é o da narração do “Gol 1040”, na Rádio Difusão, quando o repórter Francisco Basso Dias invadiu o gramado e registrou o momento em que o representante da Rádio Tupi entregou e Pelé vestiu a camisa 1040.
O gol do melhor jogador de futebol de todos os tempos está eternizado em uma placa no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa.
Rei do Futebol morreu aos 82 anos, na quinta-feira (29), em São Paulo, e será velado na Vila Belmiro, no estádio do Santos Futebol Clube, na segunda-feira (2). O sepultamento de Pelé será somente na terça-feira. Circula a informação que a família do Rei do Futebol teria tomado a decisão de deixar o corpo de Pelé no necrotério do hospital até segunda-feira e que isso seria sido um pedido dele.
Causa da morte foi por insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon, segundo o atestado de óbito do 30º Registro Civil e Tabelionato de Notas do Ibirapuera, em São Paulo.