Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
freepik
Economia

Perspectivas apontam alta no crescimento da economia do Rio Grande do Sul em 2024

É o que aponta o Boletim de Conjuntura, produzido pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Redação O Sul
por  Redação O Sul
23/01/2024 11:42 – atualizado há 30 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

As perspectivas para a economia do Rio Grande do Sul neste ano indicam uma taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) acima da registrada em 2023, aponta o Boletim de Conjuntura, produzido pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Conforme o documento, divulgado nesta terça-feira (23), a tendência para o Estado segue no caminho oposto às previsões para o Brasil e o mundo, que devem apresentar, neste ano, taxas de crescimento menores do que as de 2023.

Após um ano no qual a estiagem afetou as lavouras, a recuperação da produção de soja e milho (principais culturas agrícolas do Estado) deve sustentar o movimento e impulsionar as chamadas atividades associadas – como as indústrias ligadas ao setor agropecuário, além dos serviços de transportes e armazenagem.

Conforme os prognósticos para este ano, a produção de milho deve crescer 49,4%, e a de soja, 69%, no Rio Grande do Sul. “Ao se confirmar essa previsão, o nível da produção agrícola do Estado deverá recuperar-se plenamente das perdas ocorridas nas duas estiagens seguidas, em 2022 e 2023”, aponta o pesquisador Martinho Lazzari.

Na indústria, a perspectiva para 2024 é de um cenário desafiador. A indústria de transformação, principal do Estado, deve registrar recuperação por conta da baixa base de comparação de 2023, com destaque para as atividades ligadas à produção agrícola. A demanda externa pode gerar pressão negativa no Rio Grande do Sul, em especial por conta das incertezas sobre a economia da Argentina, principal parceiro comercial do Estado na América do Sul.

Em relação ao comércio e aos serviços, o ganho de renda proporcionado pela produção agrícola e pelo bom momento do mercado de trabalho devem impactar de forma positiva os segmentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE