Pesquisadora da URI apresenta alternativas para reuso de água usada em abatedouros de aves
A professora e pesquisadora Juliana Steffens, da URI, participou na terça-feira, 24, de encontro promovido pelo INOVA RS, realizado na Cantina Trentin, em Erechim, onde ocorreu a reunião da mesa regiões Produção e Norte e foi discutido sobre obstáculos e perspectivas para o avanço do ecossistema de inovação.
A professora Juliana apresentou, na oportunidade, projeto aprovado pelo INOVA AGRO-SICT 02/2023, sobre o “tratamento e reuso sustentável de águas em processos produtivos industriais com sistema de separação por membranas”, o qual é desenvolvido em parceria entre a URI e a empresa Transfertech, de Erechim.
Esta proposta visa estudar novas alternativas para a melhoria da qualidade e reuso de água em abatedouros de aves, já que durante todo o processamento das aves em um abatedouro é necessária uma quantidade significativa de água. Neste sentido, a busca por novas tecnologias para otimizar o uso da água e melhorar o processo de eficiência demonstra as preocupações da indústria devido à reduzida disponibilidade de água.