Educação
Pesquisadores de diversos países debatem a inclusão do ensino em evento na UFFS
Mais de 200 pessoas participaram do IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior
Entre os dias 8 e 10 de novembro, mais de 200 participantes estiveram envolvidos no IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior realizado no Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além da UFFS, o evento contou com a colaboração, de forma híbrida, de instituições como a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa/Portugal) e Universidad Nacional de Misiones (UNaM).
A coordenadora do seminário, professora Adriana Salete Loss, destacou as conclusões alcançadas pelos pesquisadores que participaram das seis mesas temáticas do evento. Ela enfatizou a urgência na construção de mecanismos de inclusão no Ensino Superior, ressaltando a importância do acolhimento, do respeito às diferenças e do desejo de aprender com as diversidades, sem buscar igualdade nas diferenças. A docente da UFFS enfatizou a necessidade de romper com as estruturas medievais que ainda permeiam as dimensões administrativas, curriculares e pedagógicas do Ensino Superior contemporâneo. Além disso, ela ressaltou a importância de superar a divisão entre conhecimento científico e popular, razão e emoção, visando transformar a universidade em um espaço de humanização, inclusão e transformação.
Adriana evitou fazer comparações diretas entre Brasil, Argentina e Portugal no que diz respeito à inclusão no Ensino Superior, destacando as especificidades sociais, culturais, políticas e educacionais de cada território. Ela salientou que a pesquisa revela a necessidade de muito trabalho para construir uma universidade que atenda às demandas contemporâneas, sendo a inclusão no Ensino Superior uma utopia que mobiliza pesquisadores de diversas universidades, nacionais e estrangeiras, em busca da humanização e transformação da sociedade.
Além de compartilhar pesquisas sobre o tema, o Seminário teve como objetivo ampliar o debate sobre políticas nacionais e internacionais de inclusão no Ensino Superior, contribuindo para a humanização das relações humanas e práticas pedagógicas em diversos contextos sociais, especialmente na formação de professores e educadores.
A próxima edição do Seminário está agendada para acontecer na UNaM de El Dorado, Argentina, de 6 a 8 de novembro de 2024, também no formato híbrido.