Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Pesquisadores identificam variante da Covid-19 no Rio Grande do Sul

Estudo realizado pela Universidade Feevale encontrou a presença da mesma variação identificado no Rio de Janeiro no final de 2020

Correio do Povo
por  Correio do Povo
08/01/2021 23:27 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um estudo realizado pela Universidade Feevale, em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica, encontrou a presença da variante E484K da Covid-19 em amostras coletadas no Rio Grande do Sul. A variação é a mesma identificada no Rio de Janeiro no final do ano passado, em que se estuda possibilidade dela gerar uma mutação em uma região chave para a formação de anticorpos específicos, o que facilitaria casos reincidentes.

Análises preliminares foram realizadas a partir de amostras coletadas no início de dezembro | Foto: Franck Fife / AFP / CP

O grupo de pesquisadores ainda está finalizando a análise do genoma completo das 92 amostras virais de circulação recente no RS. A decisão de divulgar os resultados preliminares visa alertar as autoridades sanitárias, visto que os estudos e, inclusive, eventuais dispersões da Covid-19, são extremamente importantes para a segurança de todos.

“A crescente diversidade genética do Sars-Cov-2 encontrada nesse estudo e em trabalhos recentes no Brasil reitera a importância da constituição de redes de sequenciamento e análises genéticas colaborativas para a realização de vigilância genômica”, alertou o grupo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE