Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Pessoas com HIV são incluídas em grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19

Ministério da Saúde aponta que a indicação é vacinar o grupo após encerrar a imunização de pessoas de 60 a 64 anos

Correio do Povo
por  Correio do Povo
30/03/2021 15:15 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Saúde inseriu na segunda-feira pessoas vivendo com HIV, na faixa de 18 a 59 anos, na lista de priorização da vacinação contra a Covid-19. Segundo nota técnica, a indicação é imunizar o grupo após encerrar a vacinação de brasileiros entre 60 e 64 anos. A pasta afirma que a intenção é "reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do SUS (Sistema Único de Saúde)".

O ministério também diz que a medida segue "novas evidências científicas" que apontam riscos de "desfechos negativos da Covid-19" neste grupo. As pessoas que vivem com HIV devem receber as doses na mesma etapa em que serão contemplados quem apresenta comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Trata-se do maior grupo de risco do plano de imunização, com cerca de 18 milhões de pessoas.

Alex Rocha/PMPA

Na nota técnica, a Saúde não estima quantas pessoas devem entrar neste grupo após a atualização do plano de vacinação. No total, as listas de prioridade, ainda sem esta mudança, somam cerca de 77,3 milhões de indivíduos. O ministério também afirma que pessoas com HIV, maiores de 60 anos, já estão contempladas na priorização por faixa etária no plano. Prefeitos e governadores podem traçar planos próprios, mas há um acordo entre o ministério e conselhos que representam secretários estaduais (Conass) e municipais (Conasems) para que seja seguido o plano nacional de vacinação.

Segundo a Saúde, serão considerados na lista de prioridades todos os indivíduos que vivem com HIV, de 18 a 59 anos, independente da contagem de linfócitos T-CD4+. "O início da vacinação para este grupo será informado por meio do Programa Nacional de Imunizações", afirma a nota técnica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE