Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

PF investiga catarinenses envolvidos no transporte aéreo de drogas

Ordens judiciais da Operação Manifest estão sendo executadas ao longo do dia em 8 estados do país., incluindo RS.

NSCTotal
por  NSCTotal
02/12/2021 13:54 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (2) os mandados de prisão contra quatro pessoas no Litoral Norte de Santa Catarina. Elas são investigadas por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ordens judiciais da Operação Manifest estão sendo executadas ao longo do dia em 8 estados do país. A publicação é do NSCTotal.

Avião encontro pela polícia e que deu origem à investigação no ano passado ( Foto: Polícia Federal/ Divulgação)

Segundo as investigações, o grupo usa aeronaves para transportar cocaína na rota Bolívia-Paraguai-Brasil.

​Em Santa Catarina são dois mandados de prisão em Navegantes, um em Balneário Camboriú e outro em Itajaí. A polícia ainda cumpre ordens de busca e apreensão nessas cidades e também nos municípios de Bombinhas, Porto Belo e Chapecó.

Segundo a investigação da PF, trata-se de uma organização criminosa formada por empresários do setor de aviação agrícola, advogados, pilotos e indivíduos ligados a uma facção de atuação nacional.

A operação

A Operação Manifest, deflagrada na manhã desta quinta-feira (2), contou com cerca de 150 policiais federais nas ruas para o cumprimento de 15 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Roraima e no Distrito Federal.

Também foram executadas ordens judiciais para bloqueio de imóveis e contas bancárias, sequestro e apreensão de dez aeronaves e outros veículos e bens que estiverem em poder do grupo.

As investigações iniciaram em dezembro do ano passado, a partir de um acidente aéreo ocorrido no município gaúcho de Muitos Capões. Na oportunidade, o avião utilizado para transportar droga ficou danificado no momento do pouso e permaneceu escondido, em meio a uma plantação, por cerca de uma semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE