Segurança
PF investiga catarinenses envolvidos no transporte aéreo de drogas
Ordens judiciais da Operação Manifest estão sendo executadas ao longo do dia em 8 estados do país., incluindo RS.
A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (2) os mandados de prisão contra quatro pessoas no Litoral Norte de Santa Catarina. Elas são investigadas por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ordens judiciais da Operação Manifest estão sendo executadas ao longo do dia em 8 estados do país. A publicação é do NSCTotal.
Segundo as investigações, o grupo usa aeronaves para transportar cocaína na rota Bolívia-Paraguai-Brasil.
Em Santa Catarina são dois mandados de prisão em Navegantes, um em Balneário Camboriú e outro em Itajaí. A polícia ainda cumpre ordens de busca e apreensão nessas cidades e também nos municípios de Bombinhas, Porto Belo e Chapecó.
Segundo a investigação da PF, trata-se de uma organização criminosa formada por empresários do setor de aviação agrícola, advogados, pilotos e indivíduos ligados a uma facção de atuação nacional.
A operação
A Operação Manifest, deflagrada na manhã desta quinta-feira (2), contou com cerca de 150 policiais federais nas ruas para o cumprimento de 15 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Roraima e no Distrito Federal.
Também foram executadas ordens judiciais para bloqueio de imóveis e contas bancárias, sequestro e apreensão de dez aeronaves e outros veículos e bens que estiverem em poder do grupo.
As investigações iniciaram em dezembro do ano passado, a partir de um acidente aéreo ocorrido no município gaúcho de Muitos Capões. Na oportunidade, o avião utilizado para transportar droga ficou danificado no momento do pouso e permaneceu escondido, em meio a uma plantação, por cerca de uma semana.