Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

PF vai apurar divulgação de fake news sobre enchentes no RS

Segundo o ministro, conteúdos falsos têm atrapalhado operações de resgate e a entrada de donativos de outros estados.

G1-RS
por  G1-RS
07/05/2024 16:36 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta terça-feira (7) que a Polícia Federal vai abrir investigações sobre a divulgação de conteúdos falsos a respeito das enchentes no Rio Grande do Sul.

A catástrofe ambiental, provocada pelas chuvas que transbordaram rios, matou até o momento 90 pessoas no estado. Os governos federal, estadual e municipais montaram operações de resgate que seguem em curso.

Rui anunciou as apurações durante reunião de ministros na "sala de situação" que o governo federal criou no Palácio do Planalto para monitorar as ações no Rio Grande do Sul. O Ministério da Justiça irá acionar os órgãos competentes para consequente ação judicial e de responsabilização dessas pessoas", disse Rui Costa.

O chefe da Casa Civil relatou que militares reclamaram que a divulgação de informações falsas no estado dificulta as operações de resgate.

"As Forças Armadas e equipes de resgate da Defesa Civil estão exausta de tanta fake news. AGU e PF devem agir para identificar os agentes criminosos para impedir sua ação organizada para prejudicar os resgates e salvamentos", disse Pimenta o g1.

"Se estamos em uma ‘guerra’ para salvar vidas, quem age como traidor tem que ser tratado como traidor pois prejudica o trabalhado de resgate e salvamento", acrescentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE