Cidade
PIM lança site adaptado às novas realidades do programa
Frequência de visitas semanais do PIM foi diminuída, mas o contato com as famílias segue semanalmente.
Entrou no ar na última quarta-feira (02) o novo site do programa estadual Primeira Infância Melhor (PIM), com intuito de adequá-lo à nova realidade do programa em período de pandemia da Covid-19. O programa precisou se reinventar para seguir atendendo às mais de 57 mil crianças cadastradas em 229 municípios gaúchos.
O PIM é uma política pública que atende famílias com gestantes e com crianças de até 6 anos e é baseado em visitas presenciais às famílias todas as semanas. Com a necessidade de distanciamento social e de manter a segurança de todos, os visitadores do PIM precisaram rever a frequência de visitas às casas das crianças, e, mantendo o contato semanal, passaram a propor atividades à distância, seja por meio de telefonemas, videochamadas ou conversas escritas.
“Procuramos não deixar de prestar apoio a nenhuma família durante a pandemia, mesmo àquelas que não tem nenhum acesso à internet. Mas foi um desafio rever toda a metodologia do programa”, explicou a coordenadora estadual do Primeira Infância Melhor, Gisele Mariuse da Silva. “Hoje fazemos um atendimento híbrido, baseado em um plano singular de atendimento, que se molda às necessidades de cada criança ou gestante”, continua a coordenadora. O PIM tem objetivo de fortalecer competências de cuidado e de vínculos afetivos seguros entre pais e cuidadores e as crianças; promover o desenvolvimento infantil integral nestes primeiros anos de vida; e melhorar o acesso das famílias aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.
O novo site, de acordo com Gisele, está mais moderno, intuitivo e acessível, além de trazer novos conteúdos, como toda a base teórica que fundamenta o programa, explicação de conceitos acadêmicos, exposição de estudos e pesquisas sobre o PIM. Também apresenta novo layout e está responsivo, ou seja, as páginas se adaptam a qualquer dispositivo onde esteja seja acessado (celular, tablet, computador etc).
Gisele conclui dizendo que o programa Primeira Infância Melhor (PIM) é prioritário, principalmente durante o período de pandemia. “As famílias atendidas por nós estão em situação de vulnerabilidade social. São elas as que mais estão sendo afetadas pelo distanciamento social trazido pela pandemia. O nosso apoio é ainda mais necessário nos momentos de crise. Proporcionamos pequenas mudanças que fazem toda a diferença na situação dessas famílias agora e nas gerações futuras, trazendo impacto positivo na transmissão intergeracional de desigualdade.”