Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Pinguim-de-Magalhães é encontrado na Praia dos Ingleses, em SC

É o primeiro visitante a "aportar" em Santa Catarina neste período marcando o início oficial da temporada de pinguins.

NSCTotal
por  NSCTotal
22/05/2021 18:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta sexta-feira (21), um pinguim-de-Magalhães foi encontrado na Praia dos Ingleses, no norte da ilha, em Florianópolis. É o primeiro visitante a "aportar" em Santa Catarina neste período marcando o início oficial da temporada de pinguins. Foi uma equipe da Associação R3 Animal que o encontrou de acordo com publicação do NSC Total.

O primeiro pinguim a chegar em SC em 2021 (Foto: Nilson Coelho / R3 Animal)

Segundo a veterinária Janaina Rocha Lorenço, ele estava bastante desidratado, hipotérmico (com a temperatura corporal baixa) e apresentava marcas de interação com petrechos de pesca nas costas e nas aletas (asas).

O pinguim recebeu os primeiros atendimentos e foi colocado em uma Unidade de Tratamento de Animal (UTA), no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal). Exames complementares apontarão o melhor tratamento.

Pinguim recebendo os primeiros atendimentos(Foto: Nilson Coelho / R3 Animal)

Segundo a R3 Animal, os pinguins-de-Magalhães chegam exaustos ao nosso litoral depois da longa viagem da Patagônia até aqui. Alguns infelizmente morrem.

Cuidados ao encontrar um animal na areia

- Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem transmitir doenças aos pinguins;

- Se possível, use uma toalha para conter o pinguim e o coloque em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido. Cuidado com o bico;

- Não o alimente, não molhe, jamais coloque pinguim no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água;

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE