Cidade
Plano de Mobilidade prevê 94 ações dentro de 10 diretrizes que serão trabalhadas no curto, médio e longo prazo
Definição do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável de Erechim já é a primeira ação prática do Plano de Mobilidade, que ouviu mais de 2 mil erechinenses para ser elaborado
O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável foi entregue para a Prefeitura de Erechim, na última sexta-feira (23), pela empresa GO Soluções em Projetos. Na ocasião, também foi apresentado o Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável de Erechim, constituído pelo decreto n.º 5.640 de 22 de junho de 2023
Integrantes do conselho
Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, o Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável é constituído de forma igual entre o Poder Executivo e entidades da Sociedade Civil, e a função dele é considerada relevante para o interesse público, e os integrantes não têm remuneração ou vínculo empregatício.
“O conselho é composto por 12 integrantes, 6 deles do Poder Executivo e 6 de entidades da sociedade civil e é responsável por fiscalizar e colocar o projeto em prática, tendo em vista sempre o planejamento financeiro da prefeitura. A definição do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável de Erechim já é a primeira ação prática do plano, e o objetivo é se reunir periodicamente para planejar a execução dos projetos”, explica o secretário.
Diretrizes
O plano tem 10 diretrizes, são elas: 1) segurança e circulação viária; 2) gestão democrática; 3) acessibilidade universal, PcD e inclusão; 4) ciclo ativos e transporte não motorizado; 5) transporte público, coletivo e outros; 6) integração dos modos públicos e privados; 7) polos geradores de viagem e transporte de cargas; 8) áreas e horários de acesso e circulação restrita e controlada, estacionamentos; 9) instrumentos de financiamentos do transporte coletivo e da infraestrutura; 10) inovação.
“No total, são 94 ações dentro das 10 diretrizes que serão trabalhadas no curto, médio e longo prazo”, disse ele.
Plano construído pela comunidade
“Importante ressaltar que o plano foi elaborado tendo como ponto de partida as pessoas e foi construído ouvindo a comunidade, mais de 2 mil erechinenses, trabalhando as questões técnicas e legais, e, também, as expectativas e necessidades das pessoas, por meio de entrevistas, pesquisas e audiências públicas”, ressalta o secretário.
Membros do conselho
Os membros do Poder Executivo: secretário de Gestão e Governança, Edgar Paulo Marmentini; secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos; arquiteta da prefeitura, Cristina Roman; Secretaria de Meio Ambiente, Tacimara Gattelli; representante do Instituto de Planejamento Urbano e Ambiental Sustentável de Erechim (IPUAE), Renan Nilsson Muller; coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli. E, representando as entidades da sociedade civil estão Evandro Luis Fhynbeen (CODER); Thaina Puhl (IAB); Imanuele Menegatti (Associação Pé no Pedal); Rodrigo Ferrarese (CREA); Gilson Francisco Paz Soares (URI); e, Pedro Eugênio Gomes Boehl (UFFS).