Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Plano de Mobilidade prevê 94 ações dentro de 10 diretrizes que serão trabalhadas no curto, médio e longo prazo

Definição do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável de Erechim já é a primeira ação prática do Plano de Mobilidade, que ouviu mais de 2 mil erechinenses para ser elaborado

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
26/06/2023 16:33 – atualizado há 53 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável foi entregue para a Prefeitura de Erechim, na última sexta-feira (23), pela empresa GO Soluções em Projetos. Na ocasião, também foi apresentado o Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável de Erechim, constituído pelo decreto n.º 5.640 de 22 de junho de 2023

Integrantes do conselho

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, o Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável é constituído de forma igual entre o Poder Executivo e entidades da Sociedade Civil, e a função dele é considerada relevante para o interesse público, e os integrantes não têm remuneração ou vínculo empregatício.

“O conselho é composto por 12 integrantes, 6 deles do Poder Executivo e 6 de entidades da sociedade civil e é responsável por fiscalizar e colocar o projeto em prática, tendo em vista sempre o planejamento financeiro da prefeitura. A definição do Conselho Municipal de Mobilidade Humana Sustentável de Erechim já é a primeira ação prática do plano, e o objetivo é se reunir periodicamente para planejar a execução dos projetos”, explica o secretário.

Diretrizes

O plano tem 10 diretrizes, são elas: 1) segurança e circulação viária; 2) gestão democrática; 3) acessibilidade universal, PcD e inclusão; 4) ciclo ativos e transporte não motorizado; 5) transporte público, coletivo e outros; 6) integração dos modos públicos e privados; 7) polos geradores de viagem e transporte de cargas; 8) áreas e horários de acesso e circulação restrita e controlada, estacionamentos; 9) instrumentos de financiamentos do transporte coletivo e da infraestrutura; 10) inovação.

“No total, são 94 ações dentro das 10 diretrizes que serão trabalhadas no curto, médio e longo prazo”, disse ele.

Plano construído pela comunidade

“Importante ressaltar que o plano foi elaborado tendo como ponto de partida as pessoas e foi construído ouvindo a comunidade, mais de 2 mil erechinenses, trabalhando as questões técnicas e legais, e, também, as expectativas e necessidades das pessoas, por meio de entrevistas, pesquisas e audiências públicas”, ressalta o secretário.

Membros do conselho

Os membros do Poder Executivo: secretário de Gestão e Governança, Edgar Paulo Marmentini; secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos; arquiteta da prefeitura, Cristina Roman; Secretaria de Meio Ambiente, Tacimara Gattelli; representante do Instituto de Planejamento Urbano e Ambiental Sustentável de Erechim (IPUAE), Renan Nilsson Muller; coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli. E, representando as entidades da sociedade civil estão Evandro Luis Fhynbeen (CODER); Thaina Puhl (IAB); Imanuele Menegatti (Associação Pé no Pedal); Rodrigo Ferrarese (CREA); Gilson Francisco Paz Soares (URI); e, Pedro Eugênio Gomes Boehl (UFFS).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE