Cidade
Plano de Mobilidade Urbana: empresa GO apresenta diretrizes, planos de ação e investimentos
Audiência pública foi realizada, na tarde desta quarta-feira (15), no plenário da Câmara de Vereadores de Erechim
Integrantes da empresa GO, responsável pela construção do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Erechim, apresentaram de forma on-line e presencial, na segunda audiência pública, realizada, na tarde desta quarta-feira (15), no plenário da Câmara de Vereadores de Erechim, as diretrizes, planos de ação e investimentos do estudo. O Plano de Mobilidade é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim e coordenada pela Secretaria de Planejamento e tem previsão de ser entregue em abril deste ano.
Na abertura, o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Bento, parabenizou a todos pela iniciativa, destacou a importância do Plano de Mobilidade e desejou uma boa tarde de trabalho.
O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, representando, também, o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, explicou que depois que o Plano de Mobilidade for concluído, e entregue ao município, ele entra numa nova etapa, que é a elaboração dos projetos para executar as propostas dos estudos. “A aplicação do Plano é gradual e precisa levar em consideração a realidade econômica do município, por isso, os projetos têm um período de implantação, curto prazo (2 anos), médio (6 anos) e longo prazo (10 anos)”, explica.
O vice-prefeito, Flavio Tirello, lembrou que o Plano é uma exigência da lei federal 12.587/2012, e depois de feito vai possibilitar a busca de recursos do governo federal para investimentos no município. “Não temos dificuldade em mudar, e estamos fazendo este plano para o futuro de Erechim, para o município avançar”, disse o vice-prefeito.
O arquiteto, Vinícius Ribeiro, um dos coordenadores do estudo, faz a introdução inicial, de forma on-line, e ressaltou que tanto a empresa quanto a administração municipal tiveram que sair da zona de conforto para construir o Plano.
“Este trabalho é de todos e exigiu de nós muito estudo e superação, para conseguirmos pensar um modelo diferente de qualquer outro plano, porque Erechim tem que ser Erechim. E o Plano de Mobilidade é o momento de recuperação da identidade cultural, resgate da autoestima, e, principalmente, da valorização do espaço público, para que seja um local de convivência e não de passagem”, afirma o arquiteto.
Segundo Vinícius Ribeiro, o foco principal do trabalho foram as pessoas, buscar um Plano humano e sustentável. “As pessoas vão perceber que estamos sugerindo diversas mudanças, com base em estudos técnicos, são propostas para o centro da cidade e, também, para os bairros” disse.
A engenheira civil, Eliara Riasyk Porto, deu continuidade à apresentação on-line, em seguida, presencialmente, com Angela Candeia Todescatto, Angelica Veronese e Lucas Pinheiro, integrantes da empresa G.O.