Segurança

Polícia Civil faz operação na casa de ex-servidor do Banrisul em Palhoça, SC

Ele é suspeito de desviar mais de R$ 231 mil em dinheiro de contas de clientes, sobretudo falecidos, através de 136 movimentações indevidas entre 2015 e 2019

Por Correio do Povo Publicado em 15/02/2023 13:32 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Suspeito de desviar dinheiro de contas de clientes, sobretudo falecidos, um ex-servidor do Banrisul foi alvo de uma ação policial na manhã desta quarta-feira em Palhoça, em Santa Catarina. Agentes da Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro (DRLD) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, sob comando do delegado Filipe Bringhenti, cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa dele na cidade catarinense. Houve o recolhimento de documentos e determinada a indisponibilidade do imóvel em que reside.

Foto: PC / Divulgação / CP

A investigação teve origem em “notícia-crime” encaminhada após auditoria interna do banco em desfavor do suspeito, que ocupava à época o cargo de analista na instituição bancária. Apurou–se a realização de 136 movimentações indevidas entre 2015 e 2019, nas contas de clientes com saldo disponível da espécie Extra-Contábil 2 (Melhor Idade), em sua maioria pertencentes a correntistas falecidos, somando um montante corrigido de mais de R$ 231 mil.

Comprovada a prática do crime de peculato, a equipe da DRLD apurou que o investigado praticou o delito de lavagem de dinheiro ao transferir os valores desviados para contas em nome de familiares, visando ocultar o destino dos recursos sujos. Além disso, o ex-servidor adquiriu um imóvel em Palhoça, sendo que o valor que consta na escritura como recursos próprios é compatível com o valor transferido pelo investigado para a conta bancária de familiares.

Conteúdo relacionado