Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Polícia Civil gaúcha desmantela célula criminosa que vendia agrotóxicos proibidos no Brasil

Um dos integrantes do grupo criminoso é vereador e realizava negociações de dentro da Câmara Municipal.

O Sul
por  O Sul
23/06/2023 17:57 – atualizado há 34 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, deflagrou, nesta sexta-feira (23), a Operação Hades 2 contra uma célula criminosa que comercializa agrotóxicos de uso proibido no Brasil.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Lucena, Porto Xavier, Santa Rosa e Santo Ângelo. Na ação, quatro pessoas foram presas. Foram apreendidos galões do agrotóxico Paraquat, 21 cabeças de gado ilegal e vinhos estrangeiros.

Foto: PCRS/Divulgação

A operação é resultado de uma investigação que já dura seis meses e que vem sendo coordenada pela Draco de São Luiz Gonzaga e pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI) da Polícia Civil. Segundo as apurações, a célula criminosa alvo da ofensiva tinha como sede principal a cidade de Porto Lucena, mas também utilizava cidades estratégicas em regiões próximas da fronteira com a Argentina para a distribuição e venda dos agrotóxicos ilegais.

O grupo se dividia entre quatro principais vendedores dos agrotóxicos proibidos, com atuação direta junto a produtores rurais do Estado. Esses vendedores contavam ainda com o apoio logístico de pelo menos três fornecedores dos agrotóxicos, que usavam de pontos estratégicos na zona rural de Porto Lucena para armazenar e esconder os produtos.

As investigações mostram que uma ilha no rio Uruguai, na fronteira com a Argentina, era também utilizada pelo grupo para o armazenamento dos produtos. O local foi objeto de buscas pela Polícia. Em poucos meses, a célula criminosa movimentou mais de R$ 500 mil em contas bancárias próprias e de “laranjas”, especialmente familiares próximos.

A Operação Hades 2 teve a participação de mais de 90 policiais civis e militares e 13 fiscais em 38 viaturas e duas embarcações. A ofensiva dá continuidade à operação Hades 1, realizada no final do ano de 2022 e que envolveu apurações que duraram mais de um ano. Após o sucesso da referida investigação, a operação Hades acabou se tornando uma operação permanente no âmbito da Operação Hórus da Polícia Civil, com diversas fases ainda em andamento.

Paraquat

O Paraquat é um herbicida amplamente utilizado na agricultura desde os anos 1960, sendo que as vantagens apontadas no seu uso relacionam-se ao baixo custo e grande eficácia. É usado principalmente para o combate às plantas daninhas e também na secagem das folhas da soja, acelerando, assim, a colheita.

Depois de estudos indicarem alta toxicidade e associação com diversas doenças degenerativas, foi vetado em quase todo o mundo, sendo proibido no Brasil pela Anvisa a partir do ano de 2017.

Atualmente, por ser proibido no Brasil, o Paraquat, normalmente vindo da China ou da Índia, é contrabandeado para o país passando pelas fronteiras com a Argentina e Uruguai. Sendo um produto proibido e ilegal, não recolhe impostos e também acaba causando danos às empresas nacionais, já que a concorrência se torna desleal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE