Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Polícia Civil lança Papo de Responsa Virtual para manter o projeto durante a pandemia

Programa terá série de cards e cinco vídeos divulgados nas redes sociais com dicas para adolescentes.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
07/06/2020 21:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em tempos de pandemia, nada melhor do que manter uma distância segura e inovar. Essa inovação também vale para programas da Polícia Civil, como o Papo de Responsa, que passa agora a ser virtual – igual às aulas da gurizada do Ensino Fundamental e Médio em todo o Rio Grande do Sul.

Papo de Responsa da Polícia Civil lança série de vídeos e card com dicas para os adolescentes

Toda a semana, o Papo de Responsa Virtual disponibilizará um vídeo sobre temas que precisam ser discutidos mesmo durante o isolamento. Na sexta-feira (5/6), foi divulgado o primeiro de uma série de cinco vídeos. O tema é Empatia. A divulgação ocorre em parceria com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave+), da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que apresentará os vídeos para professores e alunos da rede estadual durante encontros virtuais que ocorrerão ao longo do mês. O conteúdo também será publicado do perfil do Papo no Instagram (@papoderesponsarsoficial).

No primeiro vídeo, que tem pouco mais de três minutos de duração, uma das multiplicadoras – como são chamados os policiais que participam do Papo – explica a diferença entre "empatia" e "simpatia" e a importância de ser empático com as pessoas, ou seja, se colocar no lugar do outro.

O vídeo ainda orienta, por exemplo, que se preste mais atenção aos idosos, principalmente porque eles são grupo de risco à Covid-19, e o momento agora pode mantê-los afastados de suas famílias. "Esteja sim afastado fisicamente, mas se faça presente nesse período, por meio de redes sociais, telefone", sugere a escrivã de Polícia Bruna Alves da Silva, que participa do vídeo.

Para a diretora da Divisão de Relações Institucionais (DRI) da Polícia Civil, delegada Viviane Nery Viegas, que coordena o Papo de Responsa, a oportunidade é ímpar para se ganhar um novo campo de atuação no programa: o virtual. "Apesar do momento delicado, explorar um recurso tão íntimo da maioria dos estudantes, como a internet, é uma forma de inovar a abordagem e o diálogo com nosso público", afirma.

Sobre o Papo de Responsa

O programa estimula o diálogo de assuntos que povoam o universo de crianças e adolescentes, a partir de uma perspectiva policial. É promovido pela Polícia Civil em escolas públicas e particulares de todo o Estado, desde outubro de 2016. Pelo formato do programa, turmas de estudantes e também professores recebem policiais civis para um bate-papo descontraído, cujo objetivo é formar cidadãos mais conscientes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE